InícioCulturaProjeto da Universidade de...

Projeto da Universidade de Évora leva música de Pedro António Avondano a várias cidades

Um projeto da Universidade de Évora vai levar concertos comentados a várias cidades do país para divulgar a música para teclado do compositor português Pedro António Avondano através da primeira edição crítica integral das suas sonatas.

Os primeiros concertos estão marcados para este mês, nomeadamente no dia 17 no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim e no dia 22 no Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música do Porto, indicou a academia, em comunicado.

Denominado “Avondato XXI”, o projeto, explicou a Universidade de Évora (UÉ), é coordenado por Mafalda Nejmeddine, investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), da academia alentejana.

“O projeto procura a valorização da investigação, através da vertente interpretativa, sendo as obras interpretadas a partir da partitura da edição crítica e, pela primeira vez, posta em prática com este projeto”, adiantou.

Segundo a UÉ, os comentários proferidos nos concertos “serão elucidativos das práticas musicológicas utilizadas na elaboração de uma edição crítica” e serão exibidas “imagens que reportarão práticas e técnicas de composição utilizadas no século XVIII”.

Citada no comunicado, a investigadora da UÉ Mafalda Nejmeddine realçou que Pedro António Avondano (1714-1782) foi um compositor e violinista português de origem italiana que viveu quase toda a sua vida em Lisboa.

“Avondano foi violinista da Orquestra da Real Câmara e desenvolveu atividades empresariais na área da cultura, entre as quais se destaca a Casa da Assembleia, um espaço onde organizou bailes e concertos para a comunidade estrangeira residente em Lisboa”, salientou.

A especialista assinalou que, apesar da sua formação como instrumentista de cordas, “Avondano compôs várias obras para instrumentos de teclado, das quais subsistem nove sonatas”.

“Em Portugal, a sua reputação como compositor foi reconhecida pela execução pública da sua ópera ‘Il Mondo della Luna’, em 1765, no Teatro Real de Salvaterra, obra que subsiste em exemplar único na Biblioteca da Ajuda”, acrescentou.

O projeto contempla a realização de um total de 10 concertos comentados, os quais incluem a interpretação das nove sonatas para teclado, ao cravo, e comentários sobre a biografia do compositor e as obras interpretadas.

“Cada concerto apresenta um programa diferente e as obras serão interpretadas a partir de uma edição crítica das sonatas em dois volumes, que teve por base um trabalho de investigação”, acrescentou a UÉ.

Além da Póvoa de Varzim e do Porto, estão previstos concertos em Vila Real (07 de fevereiro), Leiria (21 de março), Lisboa (01 de abril e 09 de maio), Coimbra (11 de abril), Évora (20 de maio), Aveiro (13 de junho) e Mafra (em data a definir).

Mais notícias

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Juntas de freguesia de Évora esclarecem que não vão assumir recolha de resíduos

As três uniões de freguesias urbanas de Évora vieram esclarecer o âmbito da descentralização...

Falta de capacidade para responder à procura leva ULSAC a contratar serviços externos de radiologia

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) vai contratar serviços externos para...

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...

Piscinas Municipais de Évora reabrem esta terça-feira após análises à água

As Piscinas Municipais de Évora reabrem ao público esta terça-feira, 28 de julho, depois...

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Évora recebe 398 atletas no Torneio Luso-Espanhol de Badminton e Para Badminton

Évora recebe, este sábado e domingo, 25 e 26 de julho, a 19.ª edição...

Évora: Colisão entre dois carros provoca quatro feridos perto de São Miguel de Machede

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta tarde, ao quilómetro...