InícioÚltimasMinistra da Cultura vai...

Ministra da Cultura vai ser ouvida no parlamento sobre Évora_27

A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, vai ser ouvida no parlamento sobre a situação do projeto Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, após aprovação de um requerimento do Bloco de Esquerda (BE).

De acordo com informação disponível no ‘site’ oficial da Assembleia da República, o requerimento do BE para audição “com caráter de urgência” da ministra foi aprovado com os votos a favor do PS, BE e Livre, os votos contra do PSD e a abstenção do Chega e da Iniciativa Liberal (IL).

“A dois anos de ter novamente uma cidade portuguesa como Capital Europeia da Cultura, a ministra da Cultura decidiu alterar o rumo do processo”, indicando a jurista Maria do Céu Ramos para presidir à recém-criada associação Évora_27, lê-se no requerimento.

Com esta decisão, Dalila Rodrigues “deixou fora da nova entidade gestora da CEC Évora 2027 a coordenadora da Equipa de Missão que funcionou até então, Paula Mota Garcia”.

“Esta interferência governamental levou ao afastamento de outros membros da equipa do projeto, faz Évora 2027 passar de um exemplo a seguir, no contexto do programa europeu, para ser um exemplo do que não fazer”, argumenta o BE.

A deputada Joana Mortágua, que assina o requerimento, menciona que estes alertas já foram feitos numa carta assinada pelos diretores artísticos e por outros responsáveis das atuais e das próximas capitais europeias da Cultura.

“A continuidade de projetos e a ligação a redes internacionais para o seu desenvolvimento está a ser perturbada, podendo pôr em causa o desenvolvimento de importantes políticas culturais, designadamente ao nível do CCB e [da CEC] Évora 2027”, conclui.

A coordenadora da candidatura de Évora a CEC, Paula Mota Garcia, demitiu-se, em outubro, por considerar que “não estavam reunidas as condições” para continuar, e apontou atrasos na constituição da associação gestora da CEC, formalizada apenas em fevereiro de 2024.

Dias depois da demissão de Paula Mota Garcia, tomou posse a direção da associação gestora de Évora_27, tendo sido escolhida a jurista Maria do Céu Ramos para a presidir.

Esta mudança levantou preocupações junto dos responsáveis de outras sete CEC – atuais e futuras -, que escreveram uma carta à Comissão Europeia, também numa altura em que está em curso uma revisão do atual modelo CEC que termina em 2033.

Maria do Céu Ramos repudiou o que descreveu como atos que “prejudicam gravemente o projeto”, reafirmando a “legalidade e legitimidade” do mandato dos novos dirigentes.

“Quaisquer posições, atos e iniciativas de entidades ou pessoas alheias a Évora 2027 que ponham em causa a atribuição do título de CEC e do Prémio Melina Mercouri, no montante de 1,5 milhões de euros, a esta iniciativa, prejudicam gravemente o projeto, pelo que merecem o mais vivo repúdio”, afirmou a responsável, numa conferência de imprensa em Évora, dias depois de ter sido divulgada a carta.

Maria do Céu Ramos frisou que a direção da Associação Évora 2027 “foi constituída com total transparência”, sublinhando que a escolha do seu nome para presidente foi feita “conjuntamente pelo Governo português, município de Évora e assembleia geral”.

“A legalidade e a legitimidade do mandato [da direção] são inquestionáveis” e o modelo de governação da associação “está em conformidade com a lei e os estatutos aprovados”, afirmou. 

Entretanto, no início deste mês foi aprovado um requerimento do PSD para que Maria do Céu Ramos seja ouvida no parlamento.

Este requerimento foi aprovado por unanimidade, com ausência da IL, BE e Livre.

Mais notícias

(atualização) Despiste na EN18 entre Azaruja e Évora provoca sete feridos, dois em estado grave

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Despiste na EN18 junto ao acesso à A6, entre a Azaruja e Évora. Há 7 feridos

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Palavras Andarilhas regressam a Beja com três dias dedicados à tradição oral

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas – Festa da Palavra Contada realiza-se entre os...

Évora: Museu quer construir álbum de fotografias antigas

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, lançou hoje um apelo a...

Évora entre as capitais com maior procura por casas para arrendar

A cidade de Évora esteve entre as capitais de distrito com maior procura por...

Pipe Núncio estreia-se como cantor e compositor com o single “Jeito de Ser”

O instrumentista alentejano Pipe Núncio apresenta “Jeito de Ser”, o primeiro single da sua...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Juntas de freguesia de Évora esclarecem que não vão assumir recolha de resíduos

As três uniões de freguesias urbanas de Évora vieram esclarecer o âmbito da descentralização...