InícioÚltimasAlentejo 2030 e Universidade...

Alentejo 2030 e Universidade de Évora assinam compromisso para apoio de 1M€

O programa Alentejo 2030 e a Universidade de Évora assinaram um compromisso de cooperação que prevê 1 milhão de euros de apoio à academia, para projetos em áreas de inovação e desenvolvimento, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revelou que o apoio contemplado no compromisso de cooperação institucional “será formalizado no 1.º trimestre de 2025, integrando a reprogramação prevista na revisão intercalar do programa” Alentejo 2030.

“Este compromisso marca um passo importante no alinhamento entre os recursos regionais e as competências de ensino e investigação, dando continuidade às orientações do programa Alentejo 2030 para apoiar as entidades de ensino público”, disse a CCDR.

O apoio de 1 milhão de euros vai permitir que a Universidade de Évora (UÉ) “apresente projetos que vão ao encontro das prioridades regionais em áreas de inovação e desenvolvimento, promovendo o fortalecimento do ensino superior público e o avanço da coesão territorial”.

“Com este financiamento, espera-se impulsionar projetos estratégicos que tragam benefícios significativos para a região do Alentejo”, argumentou a CCDR.

E, desta forma, continuou, também se reforça “a capacidade de resposta da Universidade de Évora às necessidades regionais e ao desenvolvimento de competências e conhecimento científico alinhados com as potencialidades da região”.

A parceria firmada entre a Comissão Diretiva do Alentejo 2030 e a UÉ está “em linha com os objetivos estratégicos” do programa regional e com “as diretrizes estabelecidas na Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI)”, indicou.

“A Comissão Diretiva do Alentejo 2030 reafirma, através deste apoio, o seu compromisso contínuo com o ensino superior público enquanto motor de desenvolvimento regional, destacando a importância de investir em instituições que contribuem para o fortalecimento da coesão social e territorial no Alentejo”, pode ler-se.

Mais notícias

Cinema ao ar livre em Évora leva obras de jovens cineastas à Casa de Burgos

O Pátio da Casa de Burgos, em Évora, vai receber, durante o mês de...

(atualização) Despiste na EN18 entre Azaruja e Évora provoca sete feridos, dois em estado grave

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Despiste na EN18 junto ao acesso à A6, entre a Azaruja e Évora. Há 7 feridos

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Évora: Museu quer construir álbum de fotografias antigas

O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, lançou hoje um apelo a...

Évora entre as capitais com maior procura por casas para arrendar

A cidade de Évora esteve entre as capitais de distrito com maior procura por...

CDU acusa gestão PS em Évora de criar indefinição nos apoios à cultura

A CDU acusou a gestão PS em Évora de causar “instabilidade e indefinição em...

Juntas de freguesia de Évora esclarecem que não vão assumir recolha de resíduos

As três uniões de freguesias urbanas de Évora vieram esclarecer o âmbito da descentralização...

Falta de capacidade para responder à procura leva ULSAC a contratar serviços externos de radiologia

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) vai contratar serviços externos para...

PS alerta para impacto do diploma sobre médicos tarefeiros no Alentejo

O PS alertou o Governo para o impacto das novas regras de contratação de...