InícioÚltimasAeródromo de Ponte de...

Aeródromo de Ponte de Sor vai acolher aeronaves de grande porte para manutenção

A empresa Aeromec deverá iniciar a manutenção de aeronaves de grande porte no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, até ao final do ano, sendo pioneira nesta área naquele aeródromo, foi hoje divulgado.

O projeto deverá arrancar com 25 trabalhadores qualificados, num investimento que ascende já a um milhão de euros, segundo os promotores.

Em declarações à agência Lusa, o diretor de inovação e desenvolvimento de negócio da Aeromec, Eduardo Nunes, explicou que a empresa que se dedica à manutenção de aeronaves, há mais de 30 anos, está a preparar um hangar naquele aeródromo “com seis mil metros quadrados”, e com “capacidade para acomodar três aeronaves, do tipo Airbus A320”.

“Nós estamos neste momento a certificarmo-nos, junto das autoridades aeronáuticas, para que o nosso hangar possa receber aviões de grande porte e possamos iniciar os serviços de manutenção aeronáutica”, disse.

O responsável, que falava sobre este projeto no decorrer do Portugal Air Summit, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, indicou que nesta altura estão a formar técnicos para a operação a realizar naquele espaço.

“Estamos também já neste momento a formar técnicos, temos também já um contrato com uma companhia aérea para fazer em Ponte de Sor os serviços de manutenção e, portanto, estamos a fazer um grande investimento em equipamentos para que o hangar tenha todas as condições para ser certificado e darmo-nos início às operações”, sublinhou.

De acordo com Eduardo Nunes, esta operação é direcionada para aviões civis e militares, com um “olhar” para o mercado nacional, mas “acima de tudo” para o internacional.

“O número de técnicos nesta fase inicial vai ser de cerca de 25, mas depois com perspetivas de crescimento nos próximos anos que podem atingir 60, 80, 100 técnicos”, acrescentou.

O diretor de inovação da Aeromec indicou ainda que estão a investir na formação, tendo já desenvolvido com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) cursos de mecânico aeronáutico.

“Vamos necessitar de jovens, acreditamos que será uma oportunidade para fixar jovens nesse território, porque é uma atividade muito bem paga”, alertou.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Câmara de Ponte de Sor, Rogério Alves, considera que esta operação no aeródromo “é um marco histórico”, sendo “mais um setor” que se abre naquele ´cluster` aeronáutico.

“Não tínhamos ainda este tipo de atividade, tínhamos a manutenção de aeronaves destinadas às escolas de pilotos”, observou.

Para o autarca, que tem a seu cargo o pelouro do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, é um “novo ciclo” de investimento que começa naquele espaço.

Rogério Alves garantiu ainda que a autarquia espera também dar resposta à mão de obra qualificada que é esperada em Ponte de Sor, nomeadamente ao nível da habitação, educação, cultura e desporto.

Mais notícias

Câmara de Ponte de Sor lança concurso de 150m€ para construção de passeios em várias localidades

A Câmara Municipal de Ponte de Sor lançou um concurso público para a execução...

Grândola, Odemira e Ponte de Sor recebem apoio para recuperar danos das tempestades

Os municípios de Grândola, Odemira e Ponte de Sor estão entre as 28 autarquias...

Município de Ponte de Sor investe 748 mil euros em mobiliário e equipamentos para duas escolas

O Município de Ponte de Sor lançou um concurso público internacional para a aquisição...

Ministério da Justiça considera uma “situação anómala” a fuga de homem do Tribunal de Ponte de Sor

O Ministério da Justiça considera que a fuga de um homem do Tribunal de...

Alunos de Ponte de Sor vencem desafio nacional Eco-Escolas dedicado às zonas húmidas

A turma B do 8.º ano da Escola Secundária de Ponte de Sor conquistou...

Homem que fugiu do Tribunal de Ponte de Sor indiciado de 20 crimes

O homem que fugiu do Tribunal de Ponte de Sor e depois se entregou...

Simão Velez assume funções na Proteção Civil do Alentejo após partida de José Guilherme para os Açores

A estrutura regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no Alentejo...

Alentejo tem 15 candidatos às Novas 7 Maravilhas de Portugal. Conheça os monumentos e espaços a votação

O Alentejo conta com 15 patrimónios finalistas nas Novas 7 Maravilhas de Portugal 2026,...

Prisão preventiva para homem que fugiu do Tribunal de Ponte de Sor

O Tribunal de Ponte de Sor determinou hoje a prisão preventiva do homem que...

Mais visto