InícioAlentejoGrândola, Odemira e Ponte...

Grândola, Odemira e Ponte de Sor recebem apoio para recuperar danos das tempestades

Programa do Governo financia intervenções em três municípios alentejanos e inclui trabalhos já realizados ou em curso na bacia do Guadiana.

Os municípios de Grândola, Odemira e Ponte de Sor estão entre as 28 autarquias que assinaram contratos-programa com o Governo para financiar intervenções de recuperação em zonas afetadas pelas tempestades que atingiram o país, no âmbito da iniciativa “Territórios Resilientes”.

Segundo a Lusa, a assinatura dos contratos decorreu esta terça-feira em Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém, numa cerimónia presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Segundo a governante, as intervenções destinam-se a responder a danos identificados em linhas de água e zonas costeiras, incluindo a recuperação de diques, margens degradadas, infraestruturas fluviais e áreas afetadas pela erosão.

Além dos municípios alentejanos, os contratos-programa abrangem autarquias de várias regiões do país, permitindo financiar obras consideradas urgentes para reforçar a segurança das populações e recuperar infraestruturas afetadas pelos fenómenos meteorológicos.

Financiamento integra pacote de 77 milhões de euros

De acordo com a ministra do Ambiente, o investimento global ascende a 77 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental.

Deste montante, cerca de 35 milhões de euros foram destinados a intervenções prioritárias numa primeira fase, aproximadamente 24 milhões serão aplicados em obras estruturantes executadas pela Agência para o Clima (ApC), em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e perto de 18 milhões correspondem aos contratos-programa assinados com os municípios.

Maria da Graça Carvalho explicou que as autarquias recebem o financiamento na totalidade e que os procedimentos administrativos foram simplificados devido ao caráter urgente das intervenções.

Guadiana entre os rios abrangidos por intervenções

Durante a cerimónia, a ministra destacou que várias obras já foram concluídas ou se encontram numa fase avançada de execução em diferentes bacias hidrográficas do país.

Entre os exemplos apontados estão intervenções realizadas nos rios Mondego e Lis, bem como trabalhos desenvolvidos no Guadiana e no Tejo.

Embora não tenha especificado os locais exatos das intervenções na bacia do Guadiana, a referência assume particular relevância para o Alentejo, região atravessada por aquele curso de água e onde se localizam algumas das áreas mais vulneráveis a fenómenos de erosão e cheias.

Obras visam aumentar resistência a fenómenos extremos

A ministra sublinhou que o objetivo das intervenções não passa apenas por repor as condições existentes antes das tempestades, mas também por aumentar a capacidade de resistência das infraestruturas perante futuros eventos climáticos extremos.

“Este recuperar foi todo feito com a consciência que é preciso fazer com maior resiliência, com maior resistência”, afirmou Maria da Graça Carvalho.

Segundo a governante, as soluções adotadas procuram reduzir o impacto de futuras intempéries, embora reconheça que fenómenos meteorológicos de maior intensidade poderão continuar a provocar danos.

Mais notícias

Governo aprova programa com 23M€ previstos para intervenções no litoral alentejano até 2040

O Governo aprovou o Programa de Ação para Resiliência do Litoral 2040, que prevê...

Mértola e Odemira criam agenda conjunta para o desenvolvimento dos territórios rurais

Os municípios de Mértola e Odemira formalizaram uma parceria estratégica destinada a criar uma...

Grândola: Ultra Maratona Atlântica reúne 750 atletas de 29 nacionalidades

A 21.ª edição da Ultra Maratona Atlântica e a 12.ª Corrida Atlântica, no concelho...

Odemira: Protocolo para prevenir incêndios rurais no concelho

A Câmara de Odemira celebrou um protocolo de cooperação com o Grupo de Trabalho...

PS questiona Governo sobre se TAC instalada em Portalegre passa para Ponte de Sor

O PS questionou o Governo sobre se a reafetação do aparelho de TAC instalado...

Festival Sete Sóis Sete Luas leva a Odemira música, circo, gastronomia e flamenco

Música, circo contemporâneo, gastronomia e flamenco marcam a programação do Festival Sete Sóis Sete...

CIMAA integra 15 sapadores florestais nos quadros e reforça prevenção de incêndios

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) integrou nos seus quadros, através de contratos...

Município de Odemira lança concurso de 742 mil euros para requalificar o CM 1229 e recuperar taludes

A Câmara Municipal de Odemira lançou um concurso público para a empreitada de beneficiação...

PS questiona Governo sobre se TAC instalada em Portalegre passa para Ponte de Sor

O PS questionou o Governo sobre se a reafetação do aparelho de TAC instalado...