Alentejo: Governo devolve a 102 freguesias dinheiro gasto com a pandemia

O Governo vai devolver a 795 freguesias (763 de Portugal Continental e 32 das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira) o dinheiro das despesas realizadas em 2020 para conter e limitar a pandemia da doença Covid-19.

Os contratos-programa entre a Direção-Geral das Autarquias Locais e as freguesias já começaram a ser assinados.

O programa “Apoiar Freguesias”, com 4,3 milhões de euros, comparticipa a 100% gastos com equipamentos e dispositivos médicos; equipamentos de proteção individual; testes, análises laboratoriais e outros meios de diagnóstico; medicamentos; assistência de emergência a população vulnerável; ações de sensibilização e sinalização relativas à prevenção da doença; e ações de desinfeção e disponibilização de desinfetantes.

Na região Alentejo 102 candidaturas recebidas reuniram os requisitos para beneficiar do apoio.

A despesa total das candidaturas apresentadas ascendeu a 613.227,15€, fixando-se o montante de despesa elegível nos 460.645,17€.

Está em curso na presente data a celebração dos contratos relativos a estes apoios financeiros entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, a CCDR Alentejo, I.P, e as Freguesias beneficiárias, ao que se seguirá o processamento da correspondente comparticipação da administração central do Estado.

Veja também:

Freguesias ameaçam fechar serviços em todo o país: «Nós também fechamos», diz autarca de Vila Viçosa

A presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu,...

OE2027: Freguesias fecham portas em 04 de novembro se reivindicações não forem aceites

As freguesias vão fechar todos os serviços em 04 de novembro em protesto, caso...

Freguesias afetadas pela tempestade Kristin podem candidatar-se ao Fundo de Emergência Municipal

As freguesias afetadas pela tempestade Kristin podem candidatar-se ao Fundo de Emergência Municipal (FEM)...

Alentejo continua a envelhecer e mantém-se entre as regiões mais envelhecidas do país

O envelhecimento da população continua a marcar a realidade do Alentejo. Os dados agora...

Ferramenta de satélite mostra como está o Alentejo na época de incêndios (c/dados)

Um novo mapa de satélite permite consultar a suscetibilidade ao incêndio nas freguesias de...

Anafre vai propor ao Governo a criação de fundos específicos para freguesias

 A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) vai propor ao Governo a criação de um...

Município de Mourão reforça apoio financeiro às freguesias do concelho

O Município de Mourão reforçou o apoio financeiro às freguesias do concelho, através da...

Câmara de Vila Viçosa reforça transferência de competências para juntas de freguesia (c/fotos)

A Câmara Municipal de Vila Viçosa assinou adendas aos autos de transferência de recursos...

“Ter informação é poder”: ANAFRE Évora está a mapear serviços nas freguesias do distrito

A Delegação Distrital de Évora da ANAFRE está a reunir com as freguesias associadas...