Segunda-feira, Maio 20, 2024

Requalificação de três estradas em Aljustrel custa mais de 608 mil euros

- Pub -

As obras de requalificação em duas estradas e um caminho municipal no concelho de Aljustrel (Beja) já arrancaram, num investimento total de 608.440 euros, anunciou a câmara municipal.

Segundo comunicado do município, as empreitadas em curso visam dotar as estradas municipais 526 e 527 (EM526 e EM527), assim como o caminho municipal 1054 (CM1054), “de melhores condições de mobilidade, evitando a degradação e, ao mesmo tempo, investir na segurança”.

“O que motivou as obras foi o péssimo estado em que se encontram estas vias, com alguns troços que já estavam praticamente sem condições de circulação”, explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles.

As três vias localizam-se nas freguesias de São João de Negrilhos, Ervidel e União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, confinando com os concelhos de Ferreira do Alentejo (Beja) e de Santiago do Cacém (Setúbal).

O autarca acrescentou que as intervenções eram necessárias “em virtude do grande tráfego” que estas vias registam, “devido à grande dinâmica empresarial do concelho ao nível agrícola”.

No comunicado, a autarquia explicou que a empreitada “vai permitir reforçar o pavimento existente, melhorando-se a sua performance e garantindo a sua durabilidade”.

Os trabalhos de beneficiação e conservação “vão incidir na correção e reabilitação funcional do pavimento da plataforma da estrada e na melhoria dos respetivos sistemas de drenagem existentes e de sinalização rodoviária”, pode ler-se.

Está igualmente prevista “a correção das depressões existentes a jusante e montante das passagens hidráulicas existentes na EM527”, acrescentou o município.

As obras de requalificação nestas três estradas são financiadas com recurso a fundos próprios da Câmara de Aljustrel, o que levou o seu presidente, Carlos Teles, a lamentar a inexistência de verba comunitária para este tipo de empreitadas. A existir, “dava muito jeito”, afiançou.

Ainda assim, o autarca garantiu que a autarquia alentejana pretende continuar a intervir nas suas estradas e caminhos municipais.

“A nossa intenção é essa, fora e até dentro das localidades, porque temos as estradas efetivamente a ficar muito danificadas e temos de fazer um esforço para conseguir recuperá-las”, concluiu.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Sines: PJ apreende mais de 500 quilos de cocaína e detém três pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas e apreendeu 535 quilos de cocaína proveniente da América Latina que chegaram...