Quinta-feira, Maio 23, 2024

Redondo: Prémio Hernâni Cidade com tema e modalidade definidos

- Pub -

Decorreu esta semana a apresentação do tema e modalidade do Prémio Literário Hernâni Cidade, na vila de Redondo.

Pedro Roma, vereador municipal com o pelouro da Cultura, disse que «há vários prémios» e até que o júri «costuma atribuir menções honrosas». Confirmou ainda que o regulamento para a participação «será depois publicado nos canais habituais».

Como modalidade, o júri deixou ao critério de quem escreve, pois fica livre. Já o tema escolhido foi “Lusofonia”, numa tentativa de «promover, uma vez mais, a língua, a cultura e a expressão portuguesa», segundo José Calado, representante dos jurados.

«Nos últimos anos temos tido cada vez mais participação de pessoas provenientes de países de língua oficial portuguesa», sublinhou como mais um fator para a escolha do tema, acrescentando ainda que o «tem sido um número crescente».

José Calado afirmou ainda que pode ser «mais complicado para nós, júri», mas que pode ser fator decisivo para «ter mais concorrentes»: «Nós valorizamos esta participação».

«Achamos que o professor Hernâni Cidade ficaria orgulhoso de tanta gente poder participar num prémio sobre a literatura que ele tanto defendeu toda a sua vida», complementou ainda o representante dos jurados.

«Queremos incentivar as pessoas à escrita e, acima de tudo, a não terem medo de arriscar, de enviar e partilhar a vosso gosto pela literatura», concluiu.

O Prémio Literário Hernâni Cidade está presente na vida cultural dos redondenses desde 1995 e em 2025 terá a sua 30ª edição, onde poderá ser editado um livro com os 30 premiados, de acordo com Graça Boavida, responsável da Biblioteca Municipal e que acompanha a realização do prémio desde a primeira edição.

Para Pedro Roma, afirmou a’ODigital que é um «motivo de satisfação» ter um prémio literário no interior do país «com esta longevidade e com este grau de participação», recordando que em 2022, no «boom do Covid», houve 400 participantes.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Vila Viçosa: Bencatel recebe Festival do Touro a partir desta sexta-feira

A aldeia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, vai receber, entre os dias 24 e 29 de maio,...