Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
Pub

O Cardo volta a ser tema central de conferência a realizar em Évora

- Publicidade -
- Publicidade -

O Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo” chega virtualmente dia 2 de fevereiro à região de Évora com o tema “Évora em análise, a perspetiva produtiva”.

Esta é a segunda sessão do programa itinerante nacional projetado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora para a transferência de tecnologia focada na promoção económica da cultura do Cardo.

O Roadshow Tecnológico para a “Valorização integrada do Cardo (Cynara cardunculus) – Évora em análise, a perspetiva produtiva”, pretende ser um programa itinerante de divulgação de tecnologias e abordagens adaptadas de valorização da cultura de Cardo como uma produção sustentável a nível económico e ambiental. O programa tenciona chegar a diferentes regiões de Portugal onde este recurso endógeno é uma planta de impacto económico elevado, como é o caso da região de Évora que será a anfitriã da segunda sessão do programa.

A sessão de dia 2 de fevereiro dará destaque à produção e utilização de Cardo, serão ainda exploradas potencialidades de utilização da planta para a criação de produtos de valor acrescentado, bem como a realidade produtiva deste recurso. Uma análise que contará com a intervenção de Paulo Barracosa da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV). A Associação dos Jovens Agricultores do Sul (AJASUL) ficará responsável pela dinamização de uma mesa redonda onde os desafios emergentes desta cultura e as várias preocupações dos produtores e indústria irão ser debatidos, promovendo novas simbioses e oportunidades entre setores, para uma maior competitividade da economia regional. A AJASUL terá como convidados, para este momento de discussão, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL) e a entidade de controlo e certificação CERTIS – Controlo e Certificação, Lda.

A sessão é aberta a todos os interessados na valorização deste recurso endógeno e decorrerá entre as 14:30h e as 16:30h, em formato online, via videoconferência Zoom. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 1 de fevereiro através do formulário: https://forms.gle/kyKjxNQYBU1aeLok6

Esta atividade que se insere no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, é uma iniciativa de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica e os setores agroalimentar e farmacêutico em torno da valorização do Cardo.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Alvito acolhe a exposição “Arquivos, Uma Memória Viva”

A exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” será inaugurada esta terça-feira, dia 07 de Fevereiro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Luís de Camões, em Alvito...

Estremoz: 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO

O 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO vai decorrer esta sexta-feira, a partir das 09:00, no Teatro Bernardim Ribeiro,...