Já há data para a partida dos Monges da Cartuxa Scala Coeli de Évora

Foto: Pedro Conceição

Depois de conhecida a decisão do Capítulo Geral da Ordem Cartusiana de que não é possível continuar a manter em Évora a presença dos Cartuxos, a Diocese de Évora deu a conhecer o programa da partida dos quatro Monges que ainda habitam o Mosteiro Scala Coeli (Escada do Céu) de Évora.

No dia 6 de Outubro de 2019, data em que a Ordem Cartusiana celebra a Solenidade do seu fundador, S. Bruno, e sendo concluído o processo canónico com vista à ordenação de presbítero, na igreja de São Francisco, em Évora, a partir das 17h, sob a presidência do Arcebispo, D. Francisco José Senra Coelho, será celebrada a Eucaristia, na qual decorrerá a Ordenação Presbiteral do diácono Paulo Fonseca, de 52 anos de idade e antigo membro da Cartuxa de Évora, onde viveu 5 anos. Depois de ter deixado a Cartuxa, o diácono Paulo Fonseca completou a sua formação no Seminário Maior de Évora, no Instituto Superior de Teologia de Évora e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu o Mestrado Integrado em Teologia.

 

No dia 7 de Outubro, Festa de Nossa Senhora do Rosário, o já neo-sacerdote Paulo Fonseca celebrará, a nível interno, no Mosteiro Scala Coeli, em Évora, a Missa de Acção de Graças, com a Comunidade Cartusiana.

 

No dia 8 de Outubro, Dia de Santo Artoldo (Festa celebrada na Ordem Cartusiana), pelas 18h30, na igreja renascentista do Mosteiro Scala Coeli, o Arcebispo de Évora presidirá à Eucaristia de despedida dos Monges. A clausura será aberta a todos os fiéis.