InícioÚltimasFeira do Queijo do concelho de Borba com 25 expositores começa na...

Feira do Queijo do concelho de Borba com 25 expositores começa na sexta-feira

Publicado em:

Cerca de 25 expositores, quase 10 deles produtores de queijo, vão participar num certame ligado ao setor, a partir de sexta-feira, na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, revelou hoje a câmara municipal.

A produção de queijo de Borba, uma das principais atividades económicas deste concelho, no distrito de Évora, vai estar em destaque na Feira do Queijo, que decorre até domingo, no polidesportivo daquela aldeia alentejana, indicou o município.

“Terra rica de sabores e tradições, o concelho de Borba festeja a Páscoa com um certame dedicado aos produtos regionais de excelência, em especial o queijo”, realçou a autarquia.

Este produto, notou a câmara, tem neste concelho alentejano “expressão máxima” na freguesia de Rio de Moinhos, onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que “produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico”.

Além da promoção do queijo tradicional do concelho, a iniciativa, organizada pelo município e pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, destina-se também a promover outros produtos regionais, como vinho, enchidos, azeite, pão, doçaria e artesanato.

O certame integra a programação da Cidade do Vinho 2025, título que é partilhado pelos municípios de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, todos no distrito de Évora, com o mote “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”.

A Cidade do Vinho 2025 vai estar presente no certame com um ‘stand’ próprio, onde vão decorrer apresentações e degustações dos vinhos de produtores e adegas da região da Serra d’Ossa.

O programa da feira inclui animação musical, com destaque para as atuações de Os Cantadores, na sexta-feira, às 22:30, Micaela, no sábado, às 21:30, e um Arraial Académico, com Mário Moita e os Seistetos, no domingo, às 15:30.

A organização indicou ainda que o programa integra dois momentos de cante, um na tarde de sexta-feira, com a atuação de três grupos de cantadores e cantadeiras, e o outro no sábado, durante a iniciativa “Fazer as 11”, em Rio de Moinhos, com a participação de dois grupos.

Animação de rua, folclore, atuações de grupos de dança e de artistas de Rio de Moinhos, animação com dj, provas e degustação de produtos regionais e gastronomia são outros atrativos do evento.

Artigos relacionados

Borba inaugura exposição sobre mulheres ciganas no edifício da Câmara Municipal

O Município de Borba inaugura no próximo dia 9 de março, pelas 14h30, a...

Antiga EN255, entre Borba e Vila Viçosa, já reabriu

A Antiga Estrada Nacional 255, entre Borba e Vila Viçosa, reabriu esta sexta-feira, dia...

Município de Borba procede à limpeza de espaços públicos

A Câmara Municipal de Borba está a proceder à limpeza dos espaços públicos da...

Rio de Moinhos (Borba) recebe Feira do Queijo em abril: Corda Bamba e Descendentes são cabeças de cartaz

A Freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, acolhe entre 3 e...

Intempéries provocam prejuízos superiores a 26 milhões de euros no Alentejo Central

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) está a proceder ao levantamento dos prejuízos...

Câmara de Borba lança concurso de 1,7M€ para remodelação das redes de água e saneamento

A Câmara Municipal de Borba lançou um concurso público com o valor base de...

Deputado Francisco Figueira reeleito presidente da Distrital de Évora do PSD

O deputado do PSD pelo círculo de Évora, Francisco Figueira, foi reeleito presidente da...

BTL 2026: Pedro Esteves quer afirmar Borba como destino ligado ao vinho e à gastronomia alentejana

Borba quer consolidar-se como destino turístico associado ao vinho e à restauração tradicional alentejana....

Gesamb e ERP Portugal lançam recolha gratuita porta-a-porta de eletrodomésticos no distrito de Évora

A Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos e a ERP Portugal assinaram esta...