InícioÚltimasFeira da Doçaria Conventual...

Feira da Doçaria Conventual regressa a Vila Viçosa com mais participantes e programa cultural

Vila Viçosa vai receber, entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, a terceira edição da Feira da Doçaria Conventual, um certame que volta a centrar-se na valorização da tradição doceira do concelho e da região. A iniciativa decorre no Convento dos Agostinhos, na zona histórica desta vila do distrito de Évora.

Vila Viçosa vai receber, entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, a terceira edição da Feira da Doçaria Conventual, um certame que volta a centrar-se na valorização da tradição doceira do concelho e da região. A iniciativa decorre no Convento dos Agostinhos, na zona histórica desta vila do distrito de Évora.

Em declarações ao Jornal ODigital.pt, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, explicou que o executivo municipal aprovou recentemente as normas que enquadram esta edição do evento, que terá uma nova designação. «Aprovámos as normas e a disposição geral para a terceira edição da Feira da Doçaria Conventual, que terá agora uma nova designação em homenagem à nossa doceira falecida tragicamente no passado ano, Lurdes Ramos», referiu.

Mais participantes e reforço da dimensão nacional

Segundo Tiago Salgueiro, o certame regista este ano um crescimento no número de expositores. «Vamos ter um acréscimo do número de participantes, que vão chegar aos 20, provenientes de todas as partes do país», adiantou, sublinhando que existem critérios rigorosos associados à participação. «Há um conjunto de normas que têm de ser cumpridas, quer ao nível dos produtos utilizados, quer das formas de confeção», acrescentou.

A feira conta novamente com várias parcerias institucionais e privadas. «Temos a Qualifica como parceira, para além da Delta e da Irmandade das Sementes do Verbo, que acolhe a iniciativa no Convento dos Agostinhos», explicou o autarca.

Programa cultural e atividades para famílias

Para além da componente expositiva, o evento integra um programa cultural paralelo. «Vamos ter também um programa cultural que vai privilegiar sobretudo o cante tradicional alentejano», indicou Tiago Salgueiro, acrescentando que as iniciativas vão decorrer no espaço do convento e na igreja.

Estão igualmente previstas atividades direcionadas para o público infantil. «Vamos ter atividades para as crianças, apoio do município para a confeção de bolachas e doces conventuais, pinturas faciais e outras ações que ocupam todo o espaço disponível», referiu, salientando a vertente pedagógica do evento. «Queremos dar a conhecer aos mais novos esta questão relevante que tem a ver com a doçaria conventual, transmitindo esse conhecimento e essa aprendizagem.»

Concurso de doces e homenagem a figuras ligadas ao certame

Uma das vertentes do certame volta a ser o concurso de doces conventuais. «Todos os que quiserem podem candidatar-se através de uma ficha de inscrição, sendo a ideia premiar o melhor doce», explicou o vice-presidente da autarquia.

Nesta edição, a Câmara Municipal decidiu ainda prestar uma segunda homenagem. «Neste concurso vamos homenagear a engenheira Ana Soeiro, também falecida tragicamente no passado ano», revelou Tiago Salgueiro, sublinhando que «foram duas pessoas fundamentais para a organização desta feira e fervorosas defensoras desta iniciativa».

Qualidade, certificação e tradição histórica

O responsável municipal destacou que a aposta na qualidade continua a ser um dos pilares do certame. «Um dos princípios desta iniciativa é valorizar sempre os produtos tradicionais e certificados», afirmou, acrescentando que o objetivo passa por elevar os padrões da doçaria conventual apresentada ao público.

Tiago Salgueiro recordou ainda a forte tradição histórica de Vila Viçosa nesta área. «Tivemos aqui sete conventos e uma forte tradição histórica, com doces como o Tiborna Manjar das Chagas», referiu, salientando também a importância do público espanhol. «Queremos continuar a chamar a atenção do público espanhol, que costuma aderir sempre com bastante afluência a Vila Viçosa por estes dias.»

Mais notícias

Vila Viçosa: Paço Ducal assinala Dia dos Avós com visita e workshop para avós e netos

O Museu-Biblioteca da Casa de Bragança vai assinalar o Dia Mundial dos Avós, no...

Delfins sobem ao palco este sábado na Feira Anual de Vila Nova da Baronia

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia prossegue este sábado, 18 de julho,...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Regimento de Cavalaria N.º 3 de Estremoz participa em marcha a cavalo entre Mafra e Batalha

O Regimento de Cavalaria N.º 3, de Estremoz, participa, entre esta quinta-feira e sábado,...

Festival Vai Descalço regressa a Vila Nova da Baronia com primeira edição em outubro

O Festival Vai Descalço regressa a Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito,...

Borba e Vila Viçosa poderão ter nova ligação rodoviária e zona da derrocada poderá voltar à exploração

Borba e Vila Viçosa poderão vir a ter uma nova ligação rodoviária para contornar...

Autarca de Vila Viçosa quer estudos na Lagoa e Pardais e espera decisão sobre pedreiras críticas em outubro

O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, quer garantir financiamento para realizar...