InícioDesportoÉvora recebe a Festa...

Évora recebe a Festa da Bicicleta 2025 em setembro

De 6 a 29 de setembro, Évora vai transformar-se na capital das duas rodas com a realização do BIKÉVORA – Festa da Bicicleta 2025. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Évora e pretende dinamizar a cidade com atividades ligadas à mobilidade sustentável, ao desporto e ao convívio em família.

Programa com destaque para o desporto e a família

Ao longo do mês, o programa reúne diversas propostas para todas as idades. No dia 27 de setembro, a manhã será dedicada às crianças com o Bikid’s, atividade de bicicleta e triciclo apoiada pelo GD Santo António. Já no dia seguinte, realiza-se o Passeio da Família, às 10h00, em colaboração com a associação Para e Bebes.

Passeios e desafios ao longo de setembro

Entretanto, o arranque da Festa da Bicicleta acontece a 6 de setembro com o Passeio Noturno, promovido pelo BTT Malagueira em parceria com a autarquia. A 19 de setembro realiza-se o 6º Passeio das Escolas, integrado na Semana Europeia da Mobilidade.

Além disso, no dia 21 decorre o Gravel Challenge, entre as 9h00 e as 12h00. Já a 27 de setembro, entre as 14h00 e as 17h00, terá lugar o 9º Circuito UCA, promovido pela União de Ciclismo de Évora em colaboração com a autarquia.

Encerramento com evento internacional

O encerramento está marcado para 29 de setembro com o COP30 Bike Ride em Portugal, um evento de caráter internacional que assinala a ligação entre a bicicleta e a sustentabilidade.

Segundo a organização, a Festa da Bicicleta 2025 pretende incentivar a população a pedalar em segurança, promover estilos de vida ativos e valorizar a bicicleta como meio de transporte, lazer e convívio.

Mais notícias

Cante alentejano, fandango e flamenco encontram-se num concerto gratuito em Évora

Évora recebe, no dia 25 de julho, o espetáculo “El Cante Rasgueado”, do artista...

Plataforma de visitas virtuais a museus e monumentos já está disponível – Governo

O Ministério da Cultura informou hoje que já está disponível em 360.patrimoniocultural.gov.pt a plataforma...

Concurso para médicos de família preencheu 273 das 711 vagas disponíveis

O último concurso para médicos de família permitiu ocupar 273 das 711 vagas disponíveis,...

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Governo lança em outubro apoio de 1M€ para serviços educativos dos museus

O Governo vai lançar uma linha de financiamento para a criação ou melhoria de...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

“Se tocar numa pessoa, já está ganho”: Albano Jerónimo leva “Revelação” à Sé de Évora

O ator Albano Jerónimo apresenta este sábado, 18 de julho, na Sé de Évora,...

Este vinho produzido perto de Évora conquistou ouro num concurso internacional em França

Um vinho produzido nos arredores de Évora foi distinguido num concurso internacional dedicado exclusivamente...