Distritos de Évora e Beja sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas

trovoada

A previsão da ocorrência de trovoadas colocou os distritos de Évora e Beja sob aviso laranja.

Os distritos de Évora e Beja foram colocados sob aviso laranja devido à previsão da ocorrência de trovoadas frequentes e concentradas.

O aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera está em vigor até às 15 horas, sendo que a partir dessa hora o nível de alerta baixar para aviso amarelo, que vigorará até às 12 horas de dia 15 de setembro.

Recorde-se que de acordo com uma informação disponibilizada hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias precipitação, por vezes forte, sobretudo no litoral centro e sul, estendendo-se para a totalidade do território.

Para segunda-feira, em concreto, prevê-se, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, em especial no litoral oeste e Algarve, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.

Perspetiva-se vento por vezes forte, em especial nas terras altas do centro e sul, por vezes com rajadas até 80 quilómetros horários.

Já para terça-feira, a previsão da Meteorologia aponta para aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento forte.

Face à situação meteorológica esperada, a Proteção Civil pede cuidados acrescidos na condução, tendo em conta eventual formação de lençóis de água, bem como a possível queda de árvores.