Terça-feira, Março 28, 2023
Pub

Como poupar nas compras de Natal

- Publicidade -
- Publicidade -

O frio já se faz sentir, as luzes já brilham dentro e fora de casa e o cheiro a lareira já paira pelas ruas…é oficial, o Natal está a chegar! E, apesar desta ser a altura do ano preferida de muitos portugueses, é também um momento que pode gerar alguma tensão financeira.

Entre a escolha dos presentes, da decoração e a preparação da ceia de natal, as despesas não parecem parar de se acumular este mês e por isso todas as dicas de poupança são bem-vindas. E foi exatamente com esse objetivo que a Selectra– empresa especializada em poupança doméstica- reuniu alguns conselhos sobre o que deve fazer se quiser reduzir o valor das suas despesas natalícias.

Dicas de como poupar nas prendas de Natal

–          Defina um orçamento base

É certo que é Natal, mas as despesas fixas dos outros meses, como é o caso da prestação da casa ou das faturas da luz, mantêm-se. E por isso, o melhor é fazer um orçamento contabilizando esses gastos primeiro, de modo a perceber quanto é que lhe sobra para as prendas e para a ceia de natal.

–          Faça uma lista de prendas de Natal

Antes de se aventurar nas compras, pense bem naquilo que quer oferecer a cada pessoa. Desta forma, quando se dirigir à loja já terá bem assente qual é o produto que está à procura e evitará ceder a uma série de impulsos.

–          Ofereça presentes em conjunto

Tem planeado o presente perfeito para alguém mas o preço é um bocadinho mais elevado do que aquilo que tinha estipulado? Ofereça-o a meias! É melhor investir num bom presente que comprar várias  prendas simbólicas.

–          Compare antes de comprar

Esta é uma dica que serve para tudo: prendas, alimentação ou decoração. Aproveite as vantagens das lojas online e pesquise qual delas apresenta os preços mais baixos para os vários artigos que precisa de comprar.

–          Realize as compras todas de uma vez

Para além de ser mais prático, ao comprar todas as prendas no mesmo dia e local, evita também deslocações desnecessárias que representam um custo extra em combustível e estacionamento.

–          Brinque ao “amigo secreto” em família

Caso tenha uma família numerosa, proponha um jogo para este ano! Meta o nome de todos os membros da família em papéis pequenos, coloque-os dentro de uma cesta e peça à sua família para tirarem um ao acaso. Assim, ao invés de terem de comprar prendas para todos, só têm de pensar em apenas um elemento.

–          Fuja dos papéis de embrulho convencionais

Por fim, quando for embrulhar os seus presentes, utilize páginas de jornal, revistas antigas ou até papéis de embrulho reaproveitados do ano passado, e assim, consegue não só poupar dinheiro como também ajudar o meio ambiente!

“Este ano a ceia de natal vai ser em minha casa, o que devo fazer?”

  • Pesquise receitas baratas e fáceis de confecionar;
  • Opte por receitas que não precisem de ir ao forno;
  • Sempre que possível, escolha o microondas para aquecer alimentos;
  • Cozinhe sempre com os tampas das panelas e numa boca de fogão apropriada;
  • Coloque a loiça na máquina invés de a lavar à mão.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Ferreira do Alentejo: GNR deteve alegado traficante e apreende droga

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel, no dia 23 de março, deteve um homem 46 anos, por...

Morreram mais 6.100 pessoas do que era esperado em 2022

Mais de 6.100 óbitos em excesso foram identificados em 2022 pelo Instituto Ricardo Jorge, que registou quatro picos de excesso de mortalidade, coincidentes com...