Chega quer Centro de Competências da Caça e Biodiversidade em Mértola

O deputado do Chega por Beja, António Carneiro, defendeu hoje a instalação do Centro de Competências da Caça e Biodiversidade em Mértola, à semelhança da câmara municipal deste concelho do distrito de Beja e do PS.

“Esta estrutura deveria estar sediada em Mértola, um território reconhecido pela sua forte ligação às atividades cinegéticas, à conservação da natureza e à gestão sustentável do território”, argumentou António Carneiro, em comunicado enviado à agência Lusa.

Em causa está a possível escolha de Oeiras, no distrito de Lisboa, como ‘casa’ do Centro de Competências da Caça e Biodiversidade (CCCB) do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), revelada a 04 de maio pela Câmara de Mértola.

“Se fosse um concelho com atividade cinegética e com provas dadas no setor da caça, tínhamos que compreender”, disse então à Lusa o presidente do município alentejano, Mário Tomé (PS), contrapondo: “Ser em Oeiras já nos leva a ter mais dificuldade em aceitar”.

Para o deputado do Chega por Beja, o CCCB deve ser instalado em Mértola por este concelho ser “um símbolo da caça em Portugal”, mas igualmente “um exemplo de como o interior pode afirmar-se através do conhecimento, da ciência e da valorização dos recursos naturais”.

“A criação deste centro em Mértola teria um impacto muito importante na valorização do interior” e “permitiria atrair investigadores, técnicos especializados e jovens qualificados, criando emprego e ajudando na fixação de população num território que enfrenta, há muitos anos, o desafio da desertificação humana”, sustentou.

Para o eleito do Chega, faria também “sentido que um centro ligado à caça, à biodiversidade e ao mundo rural estivesse próximo da realidade do terreno, onde estas atividades fazem parte da identidade local e da economia da região”.

“Apostar em Mértola seria não apenas uma decisão estratégica, mas também um sinal claro de confiança no futuro do interior de Portugal”, acrescentou António Carneiro.

Segundo revelou a Câmara de Mértola, o INIAV informou o município, em abril, da sua intenção de reativar o CCCB, referindo estar previsto que o equipamento funcione em Oeiras.

A pretensão comunicada pelo INIAV levou a autarquia a apresentar, a 17 de abril, uma exposição ao instituto, na qual sustentou que, “considerando o percurso, as condições instaladas e o ecossistema territorial existente”, a sede física do CCCB deveria localizar-se em Mértola.

É um “território que reúne condições únicas ao nível dos ‘habitats’, da experimentação em contexto real, da capacidade técnico-científica instalada e da articulação efetiva entre conservação da natureza, setor cinegético e desenvolvimento territorial”, pode ler-se no documento, consultado pela Lusa.

Em comunicado, na quarta-feira, também o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, defendeu a instalação do CCCB em Mértola, argumentando que se faria “jus à qualificação do município como capital nacional da caça”.

“O território reúne condições únicas ao nível dos ‘habitats’, da experimentação em contexto real, da capacidade técnico-científica instalada e da articulação efetiva entre conservação da natureza, setor cinegético e desenvolvimento territorial”.

Por isso, a localização em Mértola do CCCB permitiria “ancorar o centro num verdadeiro laboratório vivo, potenciando a sua eficácia, relevância e ligação ao território”, justificou.

Mais notícias

Noite Europeia dos Investigadores leva ciência ao centro de Évora na sexta-feira

A Praça 1.º de Maio, em Évora, recebe esta sexta-feira, 25 de setembro, a...

Uma semana de Arte Non Stop no concelho alentejano de Mértola

Cinema, teatro e circo são destaques do evento Arte Non Stop, que vai decorrer...

Chega questiona Governo sobre reorganização da Unidade de Oncologia de Portalegre

O Grupo Parlamentar do Chega questionou hoje o Governo sobre como funciona a resposta...

Chega questiona Governo sobre falta de hematologistas no Baixo Alentejo e Algarve

O Chega questionou o Governo sobre a situação clínica de Hematologia no Baixo Alentejo e Algarve e...

Ricardo Pinheiro defende planeamento para o Alentejo além dos ciclos políticos

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), Ricardo...

Moura: Herdade da Contenda promove percurso para observar a brama dos veados

A Herdade da Contenda, no concelho de Moura, recebe, nos dias 19 e 20...

Investigação da Universidade de Évora sobre legado colonial chega a conferência internacional

O investigador João Gabriel Caia participa na 8.ª Conferência Internacional de História Pública, que...

Moura: Herdade da Contenda integra projeto para desenvolver turismo responsável

A Herdade da Contenda, no concelho de Moura, e a Faia Brava – Associação...

Chega exige solução do Governo para eventual saída de médicos do distrito de Beja

O deputado do Chega por Beja quer saber qual a solução do Governo para,...