Segunda-feira, Maio 20, 2024

Beja: “Bairro Comercial Digital” chega à cidade num investimento de 900 m€

- Pub -

O programa “Bairro Comercial Digital” vai chegar a Beja, num processo que vai começar a partir deste mês de maio e que vai estar inteiramente implementado daqui a dois anos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, trata-se de um investimento de 900 mil euros por parte da autarquia e é um programa que vai abranger 200 estabelecimentos comerciais.

Este programa «tem a ver com o aproveitamento dos centros históricos das localidades para se criar um bairro de venda digital, isto é, podermos otimizar determinadas zonas comerciais nos centros históricos da cidade», disse em declarações a’ODigital.

«O objetivo é promover de uma forma digital as vendas desses mesmos estabelecimentos através de plataformas informáticas que tenham um alcance mais abrangente do que a venda individual», sublinhou o autarca, revelando ainda como o programa vai ser implementado.

«Através da colocação de ‘mupis’ interativos em vários pontos da cidade, através da possibilidade de fazer levantamentos das compras fora de horas em cacifos específicos, fora das lojas e fora das horas de funcionamento dos estabelecimentos», para além da criação da figura do “Gestor do Bairro” que vai gerir o programa.

São instalações que serão implementadas «progressivamente», mas que, de acordo com o presidente, vão estar totalmente instaladas «no prazo máximo de dois anos, até ao final de 2026».

Paulo Arsénio confessou que pode não ser «uma mudança radical do paradigma das vendas», mas que pode ser «um complemento da forma de venda atual».

«Muitas destas lojas, naturalmente, estão muito limitadas ao público que as frequenta através da rua e passarão a ter uma amplitude maior de venda dos seus produtos», sublinhou, complementando que «permite que os comércios aderentes e os serviços aderentes otimizem um pouco as suas vendas e possam acrescentar ao atual negócio alguma mais-valia». O presidente do município revelou ainda que já em maio vão ser lançados os procedimentos concursais e que o programa vai arrancar a partir do dia 1 de junho. No entanto, realçou que «vamos ver os resultados daqui a um ano e meio».

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Sines: PJ apreende mais de 500 quilos de cocaína e detém três pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas e apreendeu 535 quilos de cocaína proveniente da América Latina que chegaram...