InícioÚltimasPCP diz que falta...

PCP diz que falta de médicos de família no distrito de Beja é um “drama”

O PCP considerou hoje um “drama” a falta de médicos de família no distrito de Beja e questionou o Governo sobre que “medidas urgentes” está a tomar para contratar e fixar clínicos da especialidade na região.

Numa pergunta hoje dirigida à ministra da Saúde e enviada à agência Lusa, os deputados do PCP João Dias e Paula Santos referem que a “preocupação” com a saúde “é crescente e transversal a todos os concelhos do distrito de Beja, uma vez que a falta de médicos de família é um drama”.

A pergunta surge após uma visita do grupo parlamentar do PCP ao Centro de Saúde de Almodôvar, no distrito de Beja, onde “tomou conhecimento da grave carência de recursos humanos com a qual se confronta esta importante unidade de cuidados” de saúde primários.

Segundo os deputados, o Centro de Saúde de Almodôvar, que serve uma população de cerca de 6.700 habitantes, tem, atualmente e desde 2019, “apenas três médicos ao serviço”, mas “deveria ter pelo menos seis”.

E das oito extensões do Centro de Saúde de Almodôvar, “apenas duas têm médico”, referem, frisando que “foi e está a ser necessário responder” à covid-19, “uma complexa e exigente doença”.

A situação é tanto mais difícil por quanto a coordenadora do centro de saúde, Lurdes Martins, acumula diversas responsabilidades a juntar ao atendimento da sua lista de utentes [e] é ainda a delegada de saúde e coordenadora da UCSP (Unidade de Cuidados Saúde Personalizados”, sublinham.

João Dias e Paula Santos alertam que “também se têm verificado situações de dificuldade” em relação a serviços de enfermagem no Centro de Saúde de Almodôvar, nomeadamente na substituição de enfermeiros ausentes por baixa médica, “tendo ocorrido pelo menos duas situações de falta” destes profissionais “em plena situação pandémica”.

A “exigência colocada” pelas vacinações contra a covid-19 e a gripe “tem pressionado ainda mais os já reduzidos recursos, que se vêm obrigados a ter que priorizar, optando pelo cumprimento do plano de vacinação, ficando em atraso os atendimentos, cuidados e consultas programados”, lamentam.

Através da pergunta, os deputados do PCP querem saber que medidas urgentes está a tomar o Governo para contratar e fixar médicos de Medicina Geral e Familiar no distrito de Beja.

Também querem saber quantos médicos daquela especialidade estão em falta atualmente no distrito de Beja, com detalhe em cada um dos centros de saúde dos respetivos 14 concelhos, e quantos estão em condições de aposentação nos próximos três anos.

Os deputados querem ainda saber que conhecimento tem o Governo da “grave falta de médicos” de Medicina Geral e Familiar e que medidas estão ou vão ser tomadas para contratar os que faltam no Centro de Saúde de Almodôvar.

Mais notícias

PS quer saber número de utentes sem médico de família no Alentejo Central

O deputado do PS Luís Dias questionou o Governo sobre o número de utentes...

ULS do Alentejo Central lança concurso urgente para recrutar 16 médicos

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alentejo Central abriu um procedimento concursal urgente...

Portalegre: ULS do Alto Alentejo lança Núcleo das Doenças Raras

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo criou o Núcleo das Doenças...

25 militares do RA5 juntam-se a campanha de dádiva de sangue em Vendas Novas

O Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), em Vendas Novas, recebeu esta quinta-feira uma...

Câmara de Grândola avança com medidas para atrair médicos e outros profissionais de serviços essenciais

A Câmara Municipal de Grândola aprovou um conjunto de medidas destinadas a reforçar a...

Os desafios que podem definir o futuro da saúde no Alentejo estão em debate em Évora (c/fotos)

As II Jornadas da Saúde da Universidade de Évora arrancaram esta segunda-feira, no Palácio...

Abertas 100 vagas para médicos em Évora já a pensar no novo hospital

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) vai abrir 100 vagas para...

Évora recebe Feira da Saúde com rastreios gratuitos e atividades para seniores

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai promover, no próximo dia 27 de...

Portugal com sete casos confirmados de sarampo este ano

Portugal registou sete casos confirmados de sarampo este ano, seis dos quais em pessoas...

Mais visto