Homem ferido com gravidade em praia de Odemira resgatado por helicóptero

Um helicóptero da Força Aérea e bombeiros resgataram hoje um homem de 25 anos, de nacionalidade estrangeira, ferido com gravidade, de uma zona de “difícil acesso” numa praia do concelho de Odemira (Beja), disse fonte da Proteção Civil.

O capitão do porto de Sines, Rui Filipe, explicou à agência Lusa que o homem estava com um amigo, junto ao mar, na zona da praia da Carraca, e foi “apanhado pela ondulação“, ficando em dificuldades, por não saber nadar, conseguindo sair para terra, numa “zona de rochas e de difícil acesso“.

Rui Filipe, que é também o comandante da Polícia Marítima de Sines, indicou que “o alerta foi dado por um casal que se encontrava a passear na falésia“, tendo o piquete da Polícia Marítima de Sines recebido a informação de que “um homem estava em dificuldades“, na zona da praia da Carraca, freguesia de São Teotónio.

O capitão do porto de Sines adiantou que foram mobilizados para o local os bombeiros de Odemira, o piquete da Polícia Marítima de Sines e elementos da capitania do Porto de Sines, tendo a ação sido coordenada pela Autoridade Marítima.

A mesma fonte acrescentou que devido ao facto de o homem se encontrar num “local de difícil acesso“, foi necessário acionar, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, um helicóptero da Força Aérea, para efetuar o resgate.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que, após o resgate, a vítima foi transportada numa viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV), de Odemira, para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Segundo o CDOS, o alerta foi dado às 14:31, tendo sido mobilizados para o local 17 elementos dos bombeiros, da Autoridade Marítima, Força Aérea e GNR, apoiados por seis viaturas, incluindo a SIV, e um helicóptero.

Veja também:

Odemira: Bombeiros voluntários oferecem equipamentos a corporação de Cabo Verde

Os Bombeiros Voluntários de Odemira, no distrito de Beja, doaram duas viaturas e equipamento...

Odemira recebe colóquio sobre gestão da água, emprego e sustentabilidade no Sudoeste Alentejano

A gestão dos recursos hídricos, a atração e retenção de trabalhadores e a sustentabilidade...

Muito além das motos: Mundial de Enduro levou Alentejo Litoral à promoção turística internacional

O Alentejo Litoral recebeu, entre 12 e 17 de outubro, a 100.ª edição dos...

GNR detém homem e mulher por tráfico de droga no concelho de Odemira

Um homem de 39 anos e uma mulher de 36 anos foram detidos pela...

Professor em Odemira transforma memórias do pai no romance “O Menino Marceneiro”

Miguel Correia, professor de Filosofia e Psicologia na Escola Secundária de Odemira, apresentou o...

Projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis abrange quatro concelhos do Alentejo

Beja, Cuba, Montemor-o-Novo e Odemira integram o projeto-piloto do Governo para controlo da população...

Freguesias de Odemira recebem até dezembro roteiro “Sonoridades & Sabores”

O roteiro “Sonoridades & Sabores” regressa ao concelho de Odemira, no distrito de Beja,...

Vírus Shamonda detetado em três explorações de bovinos no Alentejo. DGAV confirma casos em Odemira, Évora e Crato

O vírus Shamonda foi detetado em três explorações de bovinos no Alentejo, localizadas nos...

Seminário em Odemira vai questionar papel do cinema “num mundo em crise”

A edição deste ano do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental vai...