Covid-19: DGS emite recomendações para lares e diz que os novos utentes terão de ficar de quarentena

Foi publicada, nos últimos dias, pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) a actualização da orientação 009/2020, que contempla os procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos, Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados e outras respostas dedicadas a pessoas idosas.

Na orientação publicada pode ler-se que, estes utentes estão numa situação de especial vulnerabilidade à infecção pelo novo coronavírus, pois têm idade avançada, maior incidência de comorbilidades, ficam muito tempo confinados no mesmo espaço e podem precisar de cuidados de saúde.

“Até ao momento, tem-se verificado que a COVID-19 tem um maior impacto em pessoas com mais de 65 anos, com doenças cardiovasculares (como a hipertensão e insuficiência cardíaca), patologia respiratória crónica ou diabetes1”, adianta o documento, que tem como objectivo “ajudar a evitar, diminuir ou limitar o impacto da COVID-19” nas referidas estruturas.

A DGS refere que “para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus, a instituição deve assegurar que todos os que vivem, trabalham e frequentam o espaço, bem como as visitas, estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, assim como as outras medidas de higienização e controlo ambiental.”

Pode também ler-se que “sempre que possível devem ser evitadas visitas desnecessárias a pessoas que estejam doentes. Quando ocorrerem, os visitantes devem evitar cumprimentos com beijos ou abraços, ou qualquer contacto directo e de proximidade”.

Entre as recomendações, a orientação inclui medidas relativas à admissão de novos residentes/utentes, que devem ficar em quarentena durante 14 dias e ser sujeitos ao teste SARS-CoV-2, bem como medidas de higiene e controlo ambiental, entre outras.

Esta orientação da DGS deixa claro que “se existir um caso suspeito na instituição, o plano de contingência deve assegurar um local para o isolamento da pessoa, garantindo que recebe os cuidados médicos e de alimentação enquanto aguarda o encaminhamento. Equipado com máscara cirúrgica e luvas descartáveis, o profissional responsável por cuidar do caso suspeito deve contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24).”

Veja também:

Alentejo tem uma das taxas de vacinação contra a gripe e a COVID-19 mais baixas do país

A região do Alentejo regista uma cobertura vacinal de 27,63% contra a gripe na...

Assembleia da República cria programa para pessoas com 65 ou mais anos participarem no debate político

A Assembleia da República criou o programa «Parlamento Sénior», destinado a pessoas com 65...

Estudo com 235 idosos no distrito de Évora identifica necessidades nos cuidados de longa duração

Uma investigação desenvolvida por investigadores do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), com ligação à...

Teleassistência ajuda a combater o isolamento dos idosos numa freguesia de Beja

Um projeto de combate ao isolamento social, que promove a segurança na população idosa...

Vila Viçosa recebe espetáculo gratuito para seniores com Carlos Coincas 

Um espetáculo musical gratuito destinado a pessoas com 60 ou mais anos vai assinalar...

Portel reúne reformados em festa com Jorge Serafim e Jorge Nunes

A Festa dos Reformados de Portel voltou a reunir munícipes aposentados do concelho num...

Vila Viçosa recebe workshop gratuito de danças de salão para pessoas a partir dos 60 anos

A Sala Multiusos do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe, no próximo dia...

Mês do Idoso em Mora tem atividades gratuitas até 31 de outubro

O concelho de Mora assinala o Mês do Idoso com um programa de atividades...

Um almoço, cerca de 300 pessoas e um obrigado: Monforte homenageia os seus seniores (c/fotos)

Cerca de 300 pessoas participaram esta quinta-feira, 1 de outubro, no almoço do Dia...