Deputado eleito por Évora integra missão parlamentar de 11 dias aos Estados Unidos

Francisco Figueira integra a delegação da Comissão de Economia e Coesão Territorial que passa por Washington, São Francisco e Nova Iorque numa missão dedicada à diplomacia económica, investimento, inovação e inteligência artificial.

O deputado do PSD eleito pelo círculo de Évora, Francisco Figueira, integra a delegação da Comissão de Economia e Coesão Territorial da Assembleia da República que está nos Estados Unidos da América, numa deslocação oficial que decorre entre 30 de setembro e 10 de outubro.

Francisco Figueira é vice-presidente daquela comissão parlamentar e participa numa missão que terá passagens por Washington D.C., São Francisco e Nova Iorque, no âmbito das atividades de diplomacia económica. A Assembleia da República identifica como principais áreas da deslocação o crescimento económico, o investimento estrangeiro, a inovação, a inteligência artificial e o acompanhamento da presença de empresas portuguesas no mercado norte-americano.

A agenda contempla ainda contactos com a diáspora e com as comunidades luso-americanas.

Reuniões no Congresso e com instituições em Washington

Em Washington D.C., a delegação tem previsto um encontro no Congresso dos Estados Unidos com a House Democracy Partnership, assim como reuniões com o Banco Mundial, National Retail Federation, Atlantic Council e outras entidades ligadas aos setores económico e empresarial.

O programa inclui também um encontro com o embaixador de Portugal nos Estados Unidos.

Dez start-ups portuguesas participam na etapa de São Francisco

Em São Francisco, a delegação participa na San Francisco Tech Week 2026, dedicada às áreas da tecnologia, inovação e empreendedorismo. A Assembleia da República confirma esta participação como uma das componentes da missão parlamentar.

Estão previstas as presenças de dez start-ups portuguesas — CodePlatform, Enline, ExpertGrain, FRANK, Lampsy, noticed, Octo Health, Savearth, The C-MORE Company e VeriCasa — além da Startup Portugal e da AICEP.

O programa contempla ainda visitas à Amorim Cork e a entidades ligadas às áreas da inteligência artificial e robótica, entre as quais a Waymo e o Stanford Robotics Center.

Durante a passagem pela Califórnia estão igualmente previstos encontros com os congressistas luso-descendentes Jim Costa e David Valadão, com o cônsul-geral de Portugal em São Francisco e com representantes luso-americanos.

Comunidade portuguesa na agenda em Nova Iorque

A última etapa da deslocação decorre em Nova Iorque, onde a delegação vai reunir-se com os conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo círculo de Nova Iorque/Nova Jérsia, associações e representantes portugueses ligados às áreas empresarial, financeira, tecnológica e científica.

A agenda inclui reuniões com a Câmara de Comércio Portugal-EUA, Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS), Portuguese American Postgraduate Society e PT Business Club.

Estão ainda previstos encontros no Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque, com a participação de representantes do Turismo de Portugal, AICEP e Instituto Camões, bem como reuniões com a European-American Chamber of Commerce New York e nas Nações Unidas.

A deslocação termina com uma cerimónia de homenagem às vítimas portuguesas e lusodescendentes dos atentados de 11 de setembro de 2001, seguindo-se uma visita ao 9/11 Memorial & Museum. A iniciativa ocorre no ano em que se assinalam 25 anos dos atentados.

A delegação é liderada pelo presidente da Comissão de Economia e Coesão Territorial, Pedro Coimbra, do PS, e integra ainda Francisco Figueira e Dulcineia Moura, do PSD, Pedro Tavares e Filipe Melo, do Chega, Nuno Fazenda, do PS, e Paulo Núncio, do CDS-PP.

Veja também:

Alunos da Universidade de Évora protestam contra plano de aumento das propinas

Um grupo de estudantes da Universidade de Évora (UÉ) manifestou-se hoje junto ao principal...

Patrícia Raposinho vendeu três casas para financiar os projetos em Évora

Ver episódio completo Patrícia Raposinho vendeu três casas, incluindo aquela onde vivia, para obter dinheiro...

Évora entre as cidades com projetos de habitação apoiados pelo Banco Europeu de Investimento

Évora está entre as cidades abrangidas pelos projetos de construção e reabilitação de habitação...

Assembleia da República cria programa para pessoas com 65 ou mais anos participarem no debate político

A Assembleia da República criou o programa «Parlamento Sénior», destinado a pessoas com 65...

Terra voltou a tremer esta quarta-feira próximo de Évora

Um sismo de magnitude 1,6 na escala de Richter foi registado na madrugada desta...

Governo condecora GNR de Évora com Medalha de Ouro e destaca operações contra o tráfico de droga e burlas

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi distinguido pelo Governo...

Gonçalo Sousa leva «A Harmónica Erudita» a Évora esta sexta-feira

O músico Gonçalo Sousa apresenta, no dia 30 de outubro, no Armazém 8, em...

Patrícia Raposinho fala de educação e negócios em Évora no VÄLIDO Talks

Patrícia Raposinho, professora de formação e empresária responsável pelo Petit Enfant e pela Eborlândia,...

Évora reúne nove especialistas para debater o futuro da educação nos 40 anos da Lei de Bases

O Palácio de Dom Manuel, em Évora, recebe esta quinta-feira, 29 de outubro, um...