InícioAlentejoAlentejo CentralPortel acolhe matilhas de...

Portel acolhe matilhas de caça maior a 22 de agosto com desfile e prémios

Evento decorre na Cerca de São Paulo e inclui desfile de cães de matilha, sessão sobre primeiros socorros, música, almoço e entrega de prémios no Alentejo.

Portel vai acolher, no dia 22 de agosto, a iniciativa «Portel Acolhe as Matilhas de Caça Maior», na Cerca de São Paulo. O programa inclui a receção às matilhas, uma sessão sobre primeiros socorros a cães em ato de caça, desfile de cães de matilha, almoço, música e entrega de prémios.

Organizado pelo Município de Portel em conjunto com a CPM, o encontro pretende reunir matilhas e pessoas ligadas à caça, promovendo a partilha de experiências e a valorização das tradições associadas à atividade cinegética.

Programa começa com a receção às matilhas

A receção às matilhas está marcada para as 9h00, estando prevista a colocação obrigatória dos animais nas boxes até às 9h30.

Segue-se uma sessão de boas-vindas, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portel e do presidente do Clube Português de Monteiros. Às 10h00, no Auditório Municipal de Portel, a professora doutora Carolina Abrantes conduz uma intervenção sobre a primeira abordagem no socorro a um cão em ato de caça.

O desfile de cães de matilha começa às 11h00 e inclui as categorias de melhor podengo, cão de rasto e cão de agarre. O almoço está previsto para as 13h00.

Animação musical e entrega de prémios

A partir das 15h30, o programa inclui animação musical com o grupo «À Deriva». Às 17h00 serão entregues as lembranças de participação e os prémios, estando o encerramento previsto para as 18h00.

Segundo a organização, a iniciativa pretende destacar o papel das matilhas nas tradições rurais do Alentejo e criar um espaço de encontro entre os diferentes intervenientes ligados à caça maior.

O Município de Portel associa ainda o evento à promoção do concelho enquanto território ligado à atividade cinegética e ao turismo de natureza. A iniciativa pretende contribuir para a divulgação do património natural e para a dinamização da economia local.

Mais notícias

18 praias fluviais do Alentejo estão a concurso para o prémio de «Praia Fluvial do Ano 2026»

Dezoito praias e zonas balneares do Alentejo estão a concurso para o título de...

PSP de Évora recupera cão furtado na Quinta do Conde duas semanas depois

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Évora recuperou, na quinta-feira, 13 de agosto,...

GNR reforça fiscalização da caça em todo o país até fevereiro de 2027

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar a fiscalização da caça em todo o...

Câmara de Portel lança concurso para comprar duas viaturas de recolha seletiva de resíduos

A Câmara Municipal de Portel lançou um concurso público internacional para comprar duas viaturas...

Portel: Banda Filarmónica Municipal Portelense encerra o Música na Cerca

A Banda Filarmónica Municipal Portelense encerra este domingo, 16 de agosto, a edição de...

TIM atua este sábado no Música na Cerca em Portel

TIM atua este sábado, 15 de agosto, no Música na Cerca, em Portel. Depois...

Portel inicia obras do novo Centro de Eventos com investimento de 750 mil euros

As obras do novo Centro de Eventos de Portel já começaram. O equipamento, que...

Portel dedica noite de 14 de agosto à música brasileira e aos DJ

O tributo a Ivete Sangalo em Portel marca esta sexta-feira, 14 de agosto, a...

AMCAL lança Liga Vitrum 26 com meta de 700 toneladas

A  Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) lançou a Liga Vitrum 26, uma...