Câmara de Mértola lança concurso de meio milhão de euros para repor cais do Guadiana após tempestades

Concurso público em Mértola prevê a reposição de pontões, passadiços e equipamentos de segurança em sete cais do Guadiana afetados pelas intempéries de 2026.

A Câmara Municipal de Mértola lançou um concurso público com preço base de 500 mil euros, acrescido de IVA, para o fornecimento, transporte, montagem e instalação de estruturas flutuantes e equipamentos de apoio à navegação no rio Guadiana. A intervenção prevista abrange sete cais afetados pelas intempéries ocorridas no início de 2026.

Concurso abrange sete cais do Guadiana

De acordo com os documentos do procedimento, estão abrangidos os cais do Tamuje, Mértola, Além Rio, Penha d’Águia, Mesquita e os cais do Pomarão, a montante e a jusante.

O objetivo é repor e reabilitar estruturas de apoio à navegação, incluindo pontões flutuantes, pontes articuladas, sistemas de amarração e equipamentos de segurança.

Estão previstos 16 pontões flutuantes

O mapa de quantidades prevê seis pontes articuladas e 16 pontões flutuantes, contando com um pontão de apoio a uma ponte de acesso no cais da Penha d’Águia.

No cais de Mértola estão previstos dois pontões flutuantes, enquanto a Penha d’Águia deverá receber quatro pontões e uma estrutura adicional de apoio à ponte. No Pomarão, estão previstos quatro pontões no cais de montante e dois no cais de jusante.

A intervenção inclui ainda poitas de betão armado, correntes de amarração, defletores de detritos, escadas quebra-costas e postes com lanternas LED para apoio à navegação.

Os armários de emergência previstos deverão incluir uma boia salva-vidas com cabo de retenida de 20 metros, um extintor de pó químico de seis quilos e uma caixa de primeiros socorros.

Equipamentos devem resistir à corrosão

As estruturas deverão ser adequadas a ambientes fluviais e marítimos e apresentar resistência à corrosão. O caderno de encargos estabelece a utilização de alumínio marítimo, aço inoxidável ou materiais compósitos, além do cumprimento das normas técnicas e de segurança aplicáveis.

O fornecimento inclui também todos os acessórios, sistemas de fixação, transportes, gruas, montagem, instalação e ensaios necessários ao funcionamento das estruturas.

Mais notícias

Antiga ponte “ex-libris” de Fronteira vai ser reabilitada a partir de outubro

A Câmara de Fronteira vai avançar em outubro com as obras de reabilitação e...

EDIA lança concurso de 178 mil€ para arranjos exteriores da Estação Náutica de Alqueva-Moura

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva lançou um concurso público...

IP2 com circulação alternada entre Nisa e Crato até 10 de outubro

A circulação no IP2 vai estar condicionada entre esta sexta-feira, 25 de setembro, e...

Mértola recebe Feira da Caça de 23 a 25 de outubro em novo local

A XVII Feira da Caça de Mértola realiza-se de 23 a 25 de outubro...

Centro de dados em Évora da antiga Decsis comprado por empresa espanhola

A espanhola NxN Datacenters adquiriu o centro de dados em Évora que foi da...

Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz avança com obras na conduta e nos reservatórios (c/fotos)

A construção do Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz decorre em várias frentes, com...

Câmara de Portalegre adjudica ciclovia entre o centro e o Campus Politécnico por 736 mil euros

A Câmara Municipal de Portalegre adjudicou esta quarta-feira, 23 de setembro, a primeira fase...

CIMBAL lança concurso de 15,1M€ para transportes públicos no Baixo Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) lançou um concurso público internacional para a...

OLVIDAR estreia na Mina de São Domingos após processo de criação com a comunidade

A performance-instalação OLVIDAR, criada por Ana Luena e José Miguel Soares, vai ser apresentada...