Falta de capacidade para responder à procura leva ULSAC a contratar serviços externos de radiologia

Unidade Local de Saúde do Alentejo Central admite não dispor de equipamentos e recursos humanos médicos suficientes para realizar todos os exames nos prazos considerados adequados.

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) vai contratar serviços externos para a realização de exames de radiologia, por não dispor de capacidade instalada suficiente para responder à procura nos prazos considerados adequados. O concurso público tem um preço base de 256.765,26 euros e está dividido em dois lotes.

A falta de equipamentos e de recursos humanos médicos impede a ULSAC de realizar internamente todos os exames solicitados nas áreas de Tomografia Axial Computorizada (TAC), Ressonância Magnética, Doppler, Ecografia Convencional, Mamografia e Radiologia de Intervenção.

Nos documentos consultados pelo Jornal ODigital.pt, a instituição reconhece que não consegue assegurar todos estes exames no período definido como adequado e compatível com as boas práticas clínicas.

Perante esta limitação, a ULSAC considera necessário recorrer a entidades externas para garantir a marcação e a realização dos exames dentro de um período de tempo mais reduzido.

Contratação externa abrange vários exames de radiologia

O procedimento destina-se à aquisição de serviços para a realização, no exterior, de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica de Radiologia.

As quantidades previstas no caderno de encargos tiveram por base os exames encaminhados para entidades externas durante 2025. Contudo, a ULSAC esclarece que esses valores são indicativos e poderão ser ajustados em função da atividade assistencial.

A entidade contratada terá de assegurar a continuidade dos serviços, cumprir os prazos de marcação e entrega dos resultados e manter um corpo clínico operacional.

Concurso tem um preço base superior a 256 mil euros

O concurso apresenta um preço base global de 256.765,26 euros, repartido por dois lotes.

O primeiro lote tem um valor máximo de 177.059,76 euros, enquanto o segundo apresenta um preço base de 79.705,50 euros. A adjudicação será feita por lote e terá como único critério o preço apresentado pelos concorrentes.

Do montante total, estão previstos 85.588,42 euros para o período entre julho e dezembro de 2026 e 171.176,84 euros para 2027.

Contrato poderá vigorar até ao final de 2027

O contrato terá um prazo de execução de 17 meses, podendo prolongar-se até 31 de dezembro de 2027.

Mais notícias

Mulher fica em prisão preventiva por suspeita de roubo a homem de 95 anos em Évora

Uma mulher de 55 anos foi detida pela PSP e ficou em prisão preventiva...

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e...