Piscinas Municipais de Évora reabrem esta terça-feira após análises à água

Equipamento municipal volta a receber público a 28 de julho, depois de novas análises confirmarem condições de segurança e qualidade da água nas piscinas.

As Piscinas Municipais de Évora reabrem ao público esta terça-feira, 28 de julho, depois de as análises mais recentes à qualidade da água terem confirmado a existência de condições para a utilização do equipamento.

A Câmara Municipal de Évora anunciou esta segunda-feira que os resultados obtidos permitem levantar o encerramento preventivo, determinado a 17 de julho após terem sido detetados vestígios da bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Segundo a autarquia, encontram-se agora reunidas «todas as condições de segurança e qualidade» para a utilização das piscinas municipais.

Encerramento ocorreu após deteção de bactéria

O equipamento foi encerrado com efeitos imediatos na sequência dos resultados do controlo regular da qualidade da água, que identificaram vestígios de Pseudomonas aeruginosa.

A decisão foi apresentada pela Câmara de Évora como uma medida preventiva destinada a salvaguardar a saúde pública e a segurança dos utilizadores.

Durante o período de encerramento foram implementadas medidas corretivas e de higienização. A autarquia tinha também agendado para 20 de julho uma nova recolha de amostras, de forma a avaliar a qualidade da água antes de uma eventual reabertura.

O comunicado agora divulgado não apresenta os resultados laboratoriais nem refere a pronúncia da Autoridade de Saúde, que ainda era aguardada no momento em que foi determinado o encerramento.

Câmara mantém controlo da qualidade da água

A Câmara Municipal de Évora garante que continuará a realizar o controlo da qualidade da água, de forma a manter as condições de segurança do equipamento.

A autarquia agradeceu ainda a compreensão dos utilizadores durante o período de encerramento e apelou ao cumprimento das regras de higiene e utilização das piscinas.

Entre as medidas recordadas pelo município encontra-se a utilização obrigatória dos chuveiros antes da entrada nos tanques, assim como o cumprimento das normas de higiene pessoal e das orientações transmitidas pelos funcionários.

Mais notícias

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e...

Universidade de Évora tem 1.281 colocados na 1.ª fase e aumenta taxa de ocupação para 90,7%

A Universidade de Évora tem 1.281 estudantes colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional...

Alentejo recebe 2052 colocados no ensino superior e Setúbal soma 965 na 1.ª fase

As três instituições de ensino superior do Alentejo receberam 2052 colocados na 1.ª fase...