Paisagem, cante, cinema e flamenco marcam dia 17 do Monsaraz Museu Aberto

O programa inclui uma conversa com Duarte Belo, uma aula-concerto sobre cante alentejano, cinema ao ar livre e o espetáculo “Suspiro Flamenco”.

A 26.ª Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto prossegue esta sexta-feira, 17 de julho, com iniciativas dedicadas à paisagem, ao cante alentejano, ao cinema e ao flamenco, distribuídas pela Casa do Cante, pelo Largo D. Nuno Álvares Pereira e pela Arena do Castelo.

As exposições da bienal podem também ser visitadas entre as 10h00 e as 22h00 no Convento da Orada, no Museu do Fresco e na Igreja de Santiago.

Duarte Belo apresenta “Um Museu da Paisagem”

A programação começa às 18h00, na Casa do Cante, no Telheiro, com a conferência-reflexão “Um Museu da Paisagem”, conduzida pelo arquiteto Duarte Belo.

A sessão aborda o trabalho de documentação da paisagem portuguesa desenvolvido pelo autor, que reúne um arquivo com mais de dois milhões e meio de imagens do território nacional.

A conversa incide também sobre os projetos editoriais através dos quais Duarte Belo tem registado o espaço, a paisagem e a memória do país. A iniciativa tem uma duração prevista de 60 minutos.

Aula-concerto explica construção do cante alentejano

Às 19h30, o Largo D. Nuno Álvares Pereira recebe “Decantar o Cante”, uma aula-concerto interativa com direção de Susana Mareco e participação das Cantadeiras Essência Alentejana.

A proposta pretende explicar a estrutura das modas e a polifonia do cante alentejano. O público poderá interromper a apresentação, colocar questões e acompanhar a construção desta expressão musical.

“Decantar o Cante” tem uma duração prevista de 60 minutos.

Curta filmada em Monsaraz abre sessão de cinema

O programa prossegue às 21h00, também no Largo D. Nuno Álvares Pereira, com “Cinema no Estendal”, promovido pelo Colectivo Pátio.

A sessão ao ar livre inclui uma seleção de curtas-metragens internacionais e começa com a apresentação de uma curta inédita, filmada nas ruas de Monsaraz com a participação da população local.

A tela será instalada num estendal no espaço público e a sessão terá uma duração aproximada de 80 minutos.

“Suspiro Flamenco” encerra programa na Arena do Castelo

O dia termina às 22h00, na Arena do Castelo de Monsaraz, com o espetáculo “Suspiro Flamenco”, apresentado pela companhia de João Lara.

A produção reúne dança, cante, guitarra e sapateado, colocando em palco diferentes componentes do flamenco. A apresentação tem uma duração prevista de 50 minutos.

A Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto decorre até 19 de julho, sob o tema “O céu começa no chão”, com organização e produção da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Mais notícias

Caminhada entre Outeiro e a Praia Fluvial de Monsaraz junta desporto e limpeza ambiental

O Município de Reguengos de Monsaraz promove, no dia 6 de setembro, uma caminhada...

Estremoz celebra 100 anos da elevação a cidade a 30 de agosto

Estremoz celebra no domingo, 30 de agosto, os 100 anos da sua elevação a...

Afonso Sereto, de Reguengos de Monsaraz, é campeão do mundo de kickboxing

O atleta Afonso Sereto, de 12 anos, conquistou dois títulos nos WKO Open World...

18 praias fluviais do Alentejo estão a concurso para o prémio de «Praia Fluvial do Ano 2026»

Dezoito praias e zonas balneares do Alentejo estão a concurso para o título de...

Évora acolhe Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural sobre territórios de baixa densidade

O Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural nos Territórios de Baixa Densidade realiza-se a 23...

The Gift e Plutónio atuam na Feira de Setembro em Moura

A Feira de Setembro | Artesanato, Saberes e Tradição regressa a Moura entre 10...

Povoado da Idade do Bronze em Beja alvo de projeto arqueológico de 50 mil euros

O povoado do Outeiro do Circo, no concelho de Beja, um dos maiores da Idade...

Dez dias, 93 ruas e mais de 400 mil visitantes: O balanço de Luís Rosinha sobre as Festas do Povo

As Festas do Povo 2026 ultrapassaram os 400 mil visitantes, segundo os dados avançados...

Festas do Povo de Campo Maior terminam com queima simbólica de flores. Veja as imagens

As Festas do Povo 2026 terminaram este domingo, 16 de agosto, em Campo Maior,...