Grândola recebe exposição de escultura com obras de 32 alunos da Faculdade de Belas-Artes

A exposição coletiva “Sopro” abre ao público a 11 de julho, na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, e pode ser visitada até 8 de setembro.

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola recebe, entre 11 de julho e 8 de setembro, a exposição coletiva de escultura “Sopro”, que reúne trabalhos de 32 alunos finalistas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A inauguração está marcada para sábado, 11 de julho, às 17h00, com entrada gratuita. A mostra apresenta obras desenvolvidas pelos estudantes ao longo dos três anos da licenciatura em Escultura.

Os trabalhos expostos refletem diferentes abordagens à escultura e resultam do percurso formativo dos alunos, durante o qual desenvolveram linguagens artísticas próprias e competências para a criação de projetos independentes.

Representação do corpo e materiais em destaque

Segundo os professores Sérgio Vicente e José Esteves, a representação do corpo ocupa um lugar na exposição, enquanto elemento ligado à tradição da escultura ocidental e ao trabalho de observação, conhecimento anatómico e tradução desse conhecimento para a matéria.

A exposição aborda também a relação dos alunos com materiais como a cerâmica, a madeira, o metal e a pedra.

“Trabalhar a cerâmica, a madeira, o metal ou a pedra, por exemplo, não é apenas uma escolha laboratorial, é uma decisão poética”, referem os docentes no texto de apresentação da mostra.

“Sopro” procura apresentar a diversidade de métodos e linguagens dos estudantes, num contexto de ligação entre o ensino, a investigação e a criação artística.

A exposição tem coordenação de Sérgio Vicente e curadoria de Beatriz Carvalho e Catarina Araújo.

Mais notícias

Marinha lança concurso de 145 mil euros para instalar sistema de deteção de incêndios em Troia

A Marinha lançou um concurso público, com um preço-base de 145 mil euros, para...

Vermelho Melides mantém programação de música ao vivo até ao final do ano

O Vermelho Melides, hotel do designer Christian Louboutin localizado em Melides, no concelho de...

IP lança concurso de 620m€ para corrigir e estabilizar a Linha do Sul, incluindo quase 8km no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público internacional, com um preço-base de...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

Moura: Antropóloga francesa expõe 60 fotografias na Galeria do Espírito Santo

“Diário de uma estrangeira numa terra que também foi sua”, de Virginie Laffon, é...

Governo aprova expropriações de terrenos da promotora do futuro parque logístico de Grândola

O Governo declarou a utilidade pública da expropriação de 10.946,93 metros quadrados no concelho...

Évora recebe exposição de pintura de Jerónima no âmbito da geminação com Chartres

A cidade de Évora vai receber, entre 26 de agosto e 24 de setembro,...

Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes leva 50 visitantes ao RC3

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) recebeu, em Estremoz, a 13 de agosto,...

Das cozinhas de Londres e do Brasil para Troia: Francisco Fevereiro assume novo cargo

O Tróia Design Hotel anunciou Francisco Fevereiro como novo chef executivo. O responsável assina...