Câmara de Évora adota novas medidas face a problemas de limpeza e higiene públicas

A Câmara de Évora vai adotar um conjunto de medidas para enfrentar problemas de limpeza e higiene públicas no concelho, que inclui recolha porta-a-porta, reforço da frota e contratação de serviços externos, foi agora anunciado.

“A limpeza urbana é a nossa maior prioridade e é também o nosso maior desafio”, afirmou o presidente deste município alentejano, Carlos Zorrinho, eleito pelo PS, na reunião pública de câmara realizada ontem.

A câmara lançou “uma campanha da primavera, que mitigou conjunturalmente o problema” neste setor, lembrou o autarca, admitindo que “as circunstâncias voltaram a criar uma situação difícil que exige uma resposta estruturante”.

Perante a situação, Zorrinho revelou que o município vai “disseminar a recolha porta-a-porta ou equivalente” e retomar, a partir de 01 de agosto, “os contratos de prestação externa de serviços, com três equipas especializadas em higiene urbana”.

“Vamos concretizar a descentralização de meios para as juntas de freguesia, que aprovámos, também por unanimidade, em reunião pública de câmara”, adiantou.

O reforço da frota para esta área, a reestruturação da recolha dos resíduos volumosos, a criação de espaços de entrega e a constituição de uma equipa dedicada à gestão e implementação destas medidas são outras das ações previstas.

“Comprometemo-nos com estas medidas para enfrentar de forma estrutural esse desafio”, reiterou.

Do lado da oposição, a vereadora do PSD Fernanda Barreiros, que substituiu nesta reunião Henrique Sim-Sim, saudou “todas as iniciativas que possam contribuir para melhorar” a limpeza e higiene públicas no concelho.

“Esperamos sinceramente que estas medidas produzam os resultados pretendidos”, referiu, considerando importante perceber-se “para quando está previsto que os munícipes comecem a sentir estas melhorias concretas”.

Na sua intervenção, a vereadora social-democrata notou que continuam a existir no concelho “situações de contentores sobrelotados e atrasos na recolha de monos e resíduos verdes e problemas de manutenção do espaço público”.

Já o vereador da CDU Alexandre Varela, que rendeu nesta reunião João Oliveira, congratulou-se com as medidas agora anunciadas e disse subscrevê-las, pois “algumas delas já tinham sido previstas” pela anterior gestão comunista.

“Ainda assim, existe uma outra dimensão à qual nos temos referido em diversas circunstâncias e que não pode ser ignorada, que é a que diz respeito aos comportamentos” da população, realçou, destacando a importância de ações de sensibilização.

Esta semana, a Concelhia de Évora do PSD alertou para o que considera ser “a grave situação” relativa à recolha de resíduos urbanos e limpeza da cidade e revelou ter pedido explicações ao presidente do município.

“Cerca de dois meses após a última intervenção do PSD sobre esta matéria e após promessas do executivo socialista [de] que a normalidade seria reposta dentro de poucas semanas, a realidade permanece inalterada ou, em muitos locais, agravou-se”, argumentou, na ocasião, a estrutura social-democrata.

Mais notícias

Câmara de Sousel inicia limpeza de ribeiros para prevenir cheias

A Câmara Municipal de Sousel iniciou trabalhos de limpeza e desobstrução dos ribeiros do...

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e...