Calor: Portalegre aciona plano de contingência e disponibiliza espaços climatizados

A Câmara de Portalegre ativou hoje um plano de contingência para fazer face ao calor, disponibilizando à população equipamentos municipais climatizados como abrigo temporário.

A Câmara de Portalegre ativou hoje um plano de contingência para fazer face ao calor, disponibilizando à população equipamentos municipais climatizados como abrigo temporário.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Portalegre indica que estão disponíveis espaços como o Centro de Artes e do Espetáculo, no período das 14:00 às 19:00 e mais tarde, entre as 20:30 e as 23:30, de terça-feira a sábado.

 A Biblioteca Municipal de Portalegre é outro dos espaços disponíveis, entre as 10:00 e as 13:00 e, a seguir, das 14:00 às 18:00, nos dias úteis. Já aos sábados, o eqipamento está disponível entre 15:00 e as 18:00.

Nas freguesias rurais também estão a ser desenvolvidas ações, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Portalegre, como a possibilidade de abrir as sedes das juntas de freguesia, edifícios que possuem climatização.

A Câmara de Portalegre recorda ainda, “como complemento”, que os jardins públicos e as piscinas municipais descobertas “podem constituir uma alternativa para minimizar” os efeitos das temperaturas elevadas.

Todo o interior Norte e Centro do país está hoje sob perigo máximo de incêndio, que atinge também alguns concelhos dos distritos de Faro, Évora e Leiria, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado todo o restante território de Portugal continental, à exceção de seis concelhos do litoral nos distritos de Braga (Esposende), Aveiro (Ílhavo, Aveiro e Murtosa), Leiria (Peniche) e Lisboa (Lourinhã), numa altura em que o país enfrenta uma nova onda de calor.

O perigo de incêndio rural determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas 24 horas anteriores.

O Governo declarou hoje situação de alerta devido às altas temperaturas esperadas até segunda-feira, tendo emitido despachos de exceção para proibir a utilização de maquinaria em atividades agrícolas.

O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna, Luís Neves, após uma reunião com a equipa que integra o Comando Integrado de Prevenção e Operações (CIPO), nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde alertou para o “agravamento muito significativo das condições atmosféricas”.

O governante precisou que, “pelo menos até ao dia 06, depois haverá outros momentos de avaliação”, é esperado no interior do país “forte calor, temperaturas superiores a 40 graus, baixíssimos índices de humidade e ventos que podem chegar aos 70 quilómetros por hora ou até mais”.

Mais notícias

PSP detém dois homens e regista seis acidentes no distrito de Portalegre numa semana

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve dois homens,...

GNR deteve 12 pessoas no distrito de Portalegre numa semana, uma por tentativa de homicídio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 12 pessoas em flagrante delito no distrito de...

CIMAA investe mais de 2,5M€ na plantação de árvores autóctones para mitigar impactos da Barragem do Pisão

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) lançou um concurso público internacional para a...

Universidade Politécnica de Portalegre recebe 446 estudantes e aumenta colocações em 32%

A Universidade Politécnica de Portalegre tem 446 estudantes colocados na primeira fase do Concurso...

Proteção Civil alerta para chuva e vento forte nos próximos dias

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central emitiu, este sábado,...

Alentejo recebe 2052 colocados no ensino superior e Setúbal soma 965 na 1.ª fase

As três instituições de ensino superior do Alentejo receberam 2052 colocados na 1.ª fase...

Governo declara urgência para criar faixa de proteção contra incêndios em 12 hectares de Portalegre

O Governo declarou de utilidade pública, com caráter de urgência, a constituição de uma...

MP acusa quatro homens por tráfico de droga e outros crimes em Portalegre

O Ministério Público (MP) acusou quatro homens, entre os 30 e os 46 anos,...

Agosto traz uma mudança no tempo: chuva, vento e temperaturas mais baixas a caminho

Portugal continental deverá registar uma mudança do estado do tempo nos próximos dias, com...