A Universidade Politécnica de Portalegre tem 446 estudantes colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2026, mais 109 do que no ano passado, o que corresponde a um aumento de 32,3%.
A instituição disponibilizou 643 vagas, mais 12 do que em 2025, e atingiu uma taxa de ocupação de 69,4%, acima dos 53,4% registados no ano anterior.
Os resultados representam também uma subida face a 2024 no número de estudantes admitidos. Há dois anos, a instituição tinha 586 vagas e contabilizou 408 colocados, menos 38 do que em 2026. A taxa de ocupação era então de 69,6%, próxima da agora registada.
212 candidatos escolheram a instituição em primeira opção
A Universidade Politécnica de Portalegre contabilizou 212 candidatos em primeira opção para as 643 vagas disponibilizadas nesta fase.
Depois das colocações, ficaram 199 vagas sobrantes, que poderão integrar a oferta da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso.
A taxa de ocupação da Universidade Politécnica de Portalegre, de 69,4%, fica próxima do valor global registado nas instituições de ensino superior localizadas no interior do país, onde o preenchimento das vagas atingiu 69,2%. As instituições do interior concentram 19,8% das vagas iniciais do país e 52,4% das vagas disponíveis para a segunda fase.
Escola Superior de Saúde fica com apenas uma vaga sobrante
A análise dos resultados curso a curso mostra diferenças entre as quatro escolas abrangidas pelo Concurso Nacional de Acesso.
A Escola Superior de Saúde apresenta o nível de preenchimento mais elevado, com 119 colocados para 120 vagas iniciais e apenas uma vaga sobrante. Fisioterapia e Higiene Oral preencheram todas as vagas, enquanto Enfermagem registou 74 colocados e ficou com um lugar disponível.
Na Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design foram contabilizados 157 colocados, para 233 vagas iniciais, ficando 77 lugares sobrantes. Design de Comunicação e Design de Animação não apresentam vagas para a segunda fase, enquanto Engenharia Química e Biológica não registou qualquer colocado nesta primeira fase.
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais soma 128 colocados, para 205 vagas iniciais, e 78 lugares sobrantes. Jornalismo e Comunicação preencheu a totalidade das vagas, enquanto Educação Básica concentra 37 das vagas que ficaram disponíveis nesta escola.
Na Escola Superior de Biociências de Elvas foram contabilizados 42 colocados, para 85 vagas iniciais, ficando 43 vagas sobrantes. Enfermagem Veterinária recebeu 21 estudantes, Desporto 19 e os cursos de Agronomia e Equinicultura registaram um colocado cada.
Fisioterapia com a nota mais elevada do último colocado
Entre os cursos com classificação disponível para o último colocado através do contingente geral, Fisioterapia apresenta a nota mais elevada, com 149,5 pontos.
Seguem-se Equinicultura, com 145,5, Línguas Aplicadas em Comunicação Digital, com 137,0, Design de Comunicação, com 133,5, e Jornalismo e Comunicação e Design de Animação, ambos com 124,5 pontos.
Os resultados mostram que cinco dos 22 cursos da Universidade Politécnica de Portalegre abrangidos nesta primeira fase ficaram sem vagas sobrantes: Jornalismo e Comunicação, Design de Comunicação, Design de Animação, Fisioterapia e Higiene Oral.
Total de 446 inclui diferentes modalidades de colocação
No ficheiro oficial com os resultados detalhados, 432 estudantes surgem na categoria geral de «Colocados» e 14 na categoria «Colocados (sem classificação final)», perfazendo os 446 colocados contabilizados nos resultados consolidados.
Foram ainda criadas duas vagas adicionais associadas a colocações sem classificação final. O Instituto para o Ensino Superior esclarece que o regulamento permite a criação de vagas adicionais, designadamente para resolver situações de empate e de colocação de candidatos sem classificação final.
Por essa razão, o número de vagas sobrantes não corresponde necessariamente à simples diferença entre as vagas iniciais e o número de estudantes colocados.
Ensino politécnico aumenta número de colocados
A evolução registada em Portalegre ocorre num ano em que o ensino superior politécnico aumentou o número de estudantes colocados a nível nacional.
No conjunto do ensino superior público politécnico foram colocados 19.311 estudantes, mais 3.798 do que no ano anterior, correspondendo a um crescimento de 24,5%.
Considerando a natureza das instituições, foram contabilizados 16.679 colocados nas instituições politécnicas, com uma taxa de ocupação de 77,9%. Estas instituições concentram 74% das vagas sobrantes existentes após a primeira fase.
A nível nacional foram colocados 49.991 estudantes, mais 6.092 do que em 2025. Dos 60.513 candidatos válidos, 82,6% conseguiram colocação e 84,5% dos estudantes admitidos ficaram numa das três primeiras opções apresentadas na candidatura.
No total, ficaram 6.639 vagas sobrantes para a segunda fase, menos 42,3% do que no ano anterior.
Os estudantes colocados podem realizar a matrícula e inscrição entre 24 e 27 de agosto. A candidatura à segunda fase decorre entre 24 de agosto e 20 de setembro, estando a divulgação dos resultados marcada para 30 de setembro.
Colocações na Universidade Politécnica de Portalegre — 1.ª fase de 2026
| Escola | Curso | Vagas iniciais | Total de colocados* | Nota do último colocado — contingente geral | Vagas sobrantes |
|---|---|---|---|---|---|
| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Educação Social | 20 | 8 | 108,5 | 12 |
| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Serviço Social | 40 | 37 | 113,5 | 3 |
| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Turismo | 20 | 5 | 114,0 | 15 |
| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Jornalismo e Comunicação | 40 | 41 | 124,5 | 0 |
| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Educação Básica | 65 | 28 | 107,8 | 37 |
| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Línguas Aplicadas em Comunicação Digital | 20 | 9 | 137,0 | 11 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Design de Comunicação | 26 | 26 | 133,5 | 0 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Engenharia Civil | 10 | 1 | — | 9 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Engenharia Informática | 30 | 6 | — | 24 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Engenharia Química e Biológica | 15 | 0 | — | 15 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Gestão | 50 | 49 | 106,5 | 1 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Gestão de Recursos Humanos | 25 | 14 | 115,0 | 11 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Som e Imagem | 15 | 8 | 121,5 | 7 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Administração de Publicidade e Marketing | 30 | 20 | 103,0 | 10 |
| Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design | Design de Animação | 32 | 33 | 124,5 | 0 |
| Escola Superior de Biociências de Elvas | Agronomia | 15 | 1 | — | 14 |
| Escola Superior de Biociências de Elvas | Enfermagem Veterinária | 32 | 21 | 112,5 | 11 |
| Escola Superior de Biociências de Elvas | Equinicultura | 15 | 1 | 145,5 | 14 |
| Escola Superior de Biociências de Elvas | Desporto | 23 | 19 | 107,5 | 4 |
| Escola Superior de Saúde | Enfermagem | 75 | 74 | 105,5 | 1 |
| Escola Superior de Saúde | Fisioterapia | 25 | 25 | 149,5 | 0 |
| Escola Superior de Saúde | Higiene Oral | 20 | 20 | 116,8 | 0 |
| Total | 22 cursos | 643 | 446 | — | 199 |
*O total de colocados inclui as diferentes modalidades identificadas no ficheiro oficial. Em alguns cursos, a utilização das vagas adicionais previstas no regulamento permite que o número total de estudantes colocados ultrapasse o número de vagas iniciais.
















