PCP e sindicato criticam Câmara de Beja por contratar serviços de limpeza urbana

O PCP e o STAL criticaram a Câmara de Beja por aprovar um concurso público internacional para a aquisição de serviços de limpeza urbana.

O PCP e o STAL criticaram a Câmara de Beja por aprovar um concurso público internacional para a aquisição de serviços de limpeza urbana, mas o presidente do município defendeu ser “a melhor solução” para a cidade.

Em comunicado, a Concelhia de Beja do PCP explicou que os dois vereadores da CDU na Câmara de Beja votaram contra a opção de “manter a entrega a privados por mais dois anos” da prestação do serviço de limpeza urbana, que “devia ser assegurado pelos próprios serviços municipais”.

A proposta acabou por ser aprovada, em reunião do executivo municipal realizada a 19 de junho, com os votos favoráveis dos vereadores da coligação Beja Consegue (que junta PSD, CDS-PP e IL) – que lidera o município -, do PS e do Chega.

“Tal decisão constitui uma medida negativa que não só não contribui para a melhoria da qualidade do serviço que se impõe, como representa um peso maior nos custos suportados pela câmara”, criticou o PCP.

E, continuaram os comunistas, “mantém uma linha de privatização de serviços que a CDU tem combatido e continuará a combater”.

Também a Direção Regional de Beja do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) manifestou, em comunicado, “a sua profunda preocupação e indignação com a decisão tomada” pela Câmara de Beja.

De acordo com o sindicato, o município deu “mais um passo no processo de externalização de serviços”, o que pode acarretar “graves prejuízos” para “os interesses da população e a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores”.

O STAL frisou ainda que “um concurso público internacional entrega a higiene e imagem” da cidade “a grandes grupos económicos que não partilham do compromisso social exigido a uma autarquia, uma vez que a lógica empresarial da maximização do lucro é incompatível com a missão de serviço público que deve orientar a gestão municipal”.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Beja, Nuno Palma Ferro (Beja Consegue), limitou-se a dizer que a contração de uma empresa externa para a realização do serviço de limpeza urbana é “a melhor solução para o município”.

“É a melhor solução dentro do quadro geral que temos, dos recursos que temos e das possibilidades e necessidades que temos”, afirmou.

O autarca acrescentou ainda: “Obviamente que esta foi uma solução que nos parece a melhor [de] entre todas as disponíveis”.

Em novembro de 2025, na sequência das eleições autárquicas realizadas a 12 de outubro, a coligação Beja Consegue e a CDU firmaram um acordo de governação, com um dos dois vereadores comunistas, Vítor Picado, a assumir pelouros a tempo inteiro.

No comunicado, o PCP afirmou que a decisão agora tomada pelo executivo da autarquia, “não obstante as diligências que a CDU tomou junto do presidente da câmara municipal”, constitui “objetivamente um questionamento dos compromissos assumidos no início de mandato”.

Questionado sobre este posicionamento dos comunistas, o presidente do município disse à Lusa não temer que o acordo de governação entre a coligação Beja Consegue e a CDU possa estar em causa.

“Temos um princípio de entendimento, as coisas têm funcionado em ampla articulação e, portanto, não vejo motivos nenhuns para tal preocupação”, afiançou Nuno Palma Ferro.

Mais notícias

Beja: Alunos da Escola Básica de Salvada vão receber cadernos de atividades no ano letivo 2026/2027

A Freguesia de Salvada e Quintos, no concelho de Beja, vai oferecer os cadernos...

Homem de 50 anos é vítima mortal de despiste no concelho de Cuba

Um homem, de 50 anos, é a vítima mortal do despiste ocorrido hoje na...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

PSP detém jovem em Beja e apreende mais de três mil doses de droga e uma pistola

Um homem de 22 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em...

GNR deteve 15 pessoas e registou 54 acidentes numa semana no distrito de Beja

O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 15 pessoas e...

Universidade Politécnica de Beja aumenta colocações em 60% e recebe 325 estudantes na 1.ª fase

A Universidade Politécnica de Beja tem 325 estudantes colocados na primeira fase do Concurso...

Alentejo recebe 2052 colocados no ensino superior e Setúbal soma 965 na 1.ª fase

As três instituições de ensino superior do Alentejo receberam 2052 colocados na 1.ª fase...

Autarca de Beja satisfeito por interesse público de futura fábrica de aviões militares

O presidente da Câmara de Beja manifestou hoje satisfação pelo reconhecimento público do interesse na instalação...

Governo reconhece interesse público da linha de montagem do A-29N em Beja

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 20 de agosto, uma deliberação que reconhece...