InícioAlentejoBaixo AlentejoEvento no Alentejo junta...

Evento no Alentejo junta cultura, inovação e património de Portugal e Espanha

A cultura, tradição, inovação territorial e ligação à Europa vão estar em destaque na iniciativa que vai juntar as regiões do Alentejo e de Andaluzia.

A cultura, tradição, inovação territorial e ligação à Europa vão estar em destaque na iniciativa que, na quarta-feira, vai juntar as regiões do Alentejo e de Andaluzia, sob o mote “O que move as pessoas”.

O evento “O Que Move as Pessoas – Aracelis | Evento Satélite NEB Festival 2026” vai decorrer, ao longo do dia, junto à ermida de Nossa Senhora de Aracelis, na fronteira entre os concelhos alentejanos de Castro Verde e Mértola, no distrito de Beja.

A iniciativa é promovida pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, integrando a programação oficial do New European Bauhaus Festival 2026, organizado pela Comissão Europeia.

Em comunicado, a IISBA explicou que o evento “convida a refletir sobre aquilo que (…) faz partir, regressar, permanecer, cuidar e criar pertença aos territórios”.

Também em comunicado, a Câmara de Castro Verde, parceira da iniciativa, juntamente com o município de Mértola, frisou que esta “procura lançar uma reflexão contemporânea sobre os territórios do interior”.

Nesse âmbito, o programa do evento vai cruzar “três grandes dimensões”, incluindo uma feira para dar “a conhecer projetos, artesãos, produtores e iniciativas territoriais do Alentejo e da Andaluzia”.

Estão igualmente previstos os colóquios “Territórios Vivos”, às 11:00, e “T(i)erras de Futuro”, às 15:30, “dedicados aos desafios dos territórios rurais, à sustentabilidade, à inovação, à cooperação e às novas formas de habitar e valorizar estes lugares”, acrescentou a IISB.

O programa inclui também a performance “(L)Leva Aracelis no Coração”, que reunirá artistas, comunidades e expressões culturais do território, e um espetáculo do grupo Bandidos do Cante, ambos com transmissão em direto no âmbito do NEB Festival, em Bruxelas, na Bélgica.

“Esta ligação internacional levará a identidade, a paisagem e a energia de Aracelis até ao palco europeu”, lê-se no comunicado da IISBA.

A programação cultural do evento contará também com a atuação de grupos tradicionais de Puebla de Guzmán (Espanha), assim como do grupo coral Os Ganhões de Castro Verde e de alunos dos agrupamentos de escolas de Castro Verde e Mértola que frequentam aulas de cante alentejano.

“Mais do que um evento, ‘O Que Move as Pessoas’ afirma Aracelis como um laboratório vivo de celebração, reflexão e cooperação sobre o futuro dos territórios de baixa densidade”, concluiu a IISBA.

Mais notícias

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Castro Verde: Nova iluminação em campo de futebol na aldeia de Sete

O Campo de Futebol 25 de Abril, na aldeia de Sete, tem um novo...

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...

Deputado do PSD de Beja exige “responsabilidades” às autarquias pelas verbas do PRR

O deputado do PSD eleito pelo círculo de Beja exigiu hoje que os presidentes...

Alcáçovas: Autarca quer Feira do Chocalho como “montra” e instrumento de “salvaguarda da arte chocalheira”

A próxima edição da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, deverá reforçar a ligação à...

FMM regressa a Sines entre histórias, famílias e músicas do mundo

Entre histórias contadas às crianças e concertos vindos de vários continentes, o Festival Músicas...

Évora_27: Niño de Elche une Alentejo e flamenco num “espetáculo de mestiçagem musical”

Niño de Elche apresenta este sábado, 25 de julho, em Évora, “El Cante Rasgueado”,...