InícioAlentejoAlentejo tem 15 candidatos...

Alentejo tem 15 candidatos às Novas 7 Maravilhas de Portugal. Conheça os monumentos e espaços a votação

Castelos, monumentos, património arqueológico e obras contemporâneas colocam o Alentejo na corrida às Novas 7 Maravilhas de Portugal.

O Alentejo conta com 15 patrimónios finalistas nas Novas 7 Maravilhas de Portugal 2026, concurso nacional que regressa vinte anos após a primeira edição e que pretende distinguir alguns dos mais emblemáticos exemplos do património construído português.

A organização anunciou recentemente os 147 finalistas selecionados entre 629 candidaturas apresentadas de todo o país. Os candidatos escolhidos avançam agora para a fase de votação pública, que determinará os vencedores em sete categorias distintas.

Entre os finalistas encontram-se monumentos, equipamentos culturais, obras de engenharia e exemplos de arquitetura contemporânea distribuídos por vários concelhos alentejanos.

Castelos históricos representam o Alentejo

Na categoria de Castelos, o Alentejo apresenta três candidatos: o Castelo de Marvão, o Castelo de Monsaraz e a Fortaleza de Elvas.

Os três monumentos são referências do património militar português e assumem um papel central na história da defesa do território nacional, atraindo anualmente milhares de visitantes.

Sé de Évora e Catedral de Portalegre entre os candidatos na categoria Religião

O património religioso alentejano está representado pela Sé de Évora e pela Catedral de Portalegre.

Os dois monumentos integram o conjunto dos principais edifícios religiosos da região e constituem referências do património histórico e arquitetónico português.

Património romano e arqueológico na corrida

Na categoria História, o Alentejo apresenta dois candidatos de diferentes períodos históricos: o Templo Romano de Évora e as Ruínas de São Cucufate, localizadas no concelho da Vidigueira.

Enquanto o monumento eborense é um dos mais conhecidos vestígios da presença romana em Portugal, São Cucufate constitui um dos mais importantes complexos arqueológicos do período romano existentes no país.

Alqueva e Aqueduto da Amoreira entre as Grandes Obras

A categoria Grandes Obras conta com três representantes alentejanos: o Aqueduto da Amoreira, em Elvas, a Barragem de Alqueva e o Colégio de São Sebastião, em Portalegre.

A presença da Barragem de Alqueva destaca uma das maiores infraestruturas hidráulicas da Europa, enquanto o Aqueduto da Amoreira permanece como uma das principais obras de engenharia histórica do território nacional.

Arquitetura contemporânea também marca presença

Na categoria Século XX surge o Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Já na categoria Século XXI, o Alentejo apresenta três candidatos: a Herdade do Freixo, em Redondo, a Igreja de Santo António, em Portalegre, e a Tiago Cabaço Winery, em Estremoz.

Os três projetos representam abordagens contemporâneas à arquitetura e ao desenvolvimento de espaços culturais, religiosos e ligados ao enoturismo.

Museu da Tapeçaria representa a região na categoria Turismo

O Museu da Tapeçaria Guy Fino, em Portalegre, é o candidato alentejano na categoria Turismo.

O espaço preserva e divulga a tradição das tapeçarias de Portalegre, reconhecidas pela sua técnica própria e pela ligação à produção artística nacional e internacional.

Portalegre lidera número de finalistas

Entre os concelhos alentejanos representados, Portalegre destaca-se com quatro candidatos: a Catedral de Portalegre, o Colégio de São Sebastião, a Igreja de Santo António e o Museu da Tapeçaria Guy Fino.

Seguem-se Elvas, com a Fortaleza de Elvas e o Aqueduto da Amoreira, e Évora, representada pela Sé e pelo Templo Romano.

A votação pública já se encontra em curso e os vencedores serão conhecidos após as várias fases eliminatórias previstas pela organização das Novas 7 Maravilhas de Portugal 2026.

Mais notícias

Évora: Ex-delegada regional de Educação do Alentejo nomeada presidente da CAP do Agrupamento Gabriel Pereira

A antiga delegada regional de Educação da Região Alentejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares,...

Cerca de 40 obras ajudam a “contar a história através da pintura” em Estremoz (c/fotos)

Cerca de 40 obras foram produzidas em Estremoz no âmbito da iniciativa “Pintar Estremoz....

Castelo de Elvas recebe exposição sobre Mouzinho de Albuquerque e as campanhas em África

O Castelo de Elvas acolheu, recentemente, a inauguração da exposição temporária “Mouzinho de Albuquerque...

Câmara de Évora distingue quatro personalidades com Medalhas de Mérito Municipal no Dia da Cidade

A Câmara Municipal de Évora vai distinguir quatro personalidades com a Medalha de Mérito...

Câmara de Nisa assina protocolo para valorizar Olaria Pedrada como Indicação Geográfica

A Câmara Municipal de Nisa assinou, esta sexta-feira, 26 de junho, um protocolo de...

Cuca Roseta regressa a Évora e destaca «público maravilhoso» na Feira de São João

Cuca Roseta subiu esta sexta-feira ao palco da Feira de São João, em Évora,...

Câmara de Viana do Alentejo quer “Quinta da Joana repleta de jovens” no Abana Viana Festival Jovem 2026

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo quer que o Abana Viana Festival Jovem...

«Foi uma receção ótima»: Edmundo Inácio estreia-se em Évora (c/fotos)

Edmundo Inácio subiu esta quinta-feira ao palco da Feira de São João, em Évora,...

Universidade de Évora entre as mil melhores do mundo em ranking de sustentabilidade

A Universidade de Évora está entre as mil instituições mais bem classificadas no Times...

Mais visto