InícioAlentejoAlto AlentejoGavião e Monforte passam...

Gavião e Monforte passam a contar com serviço de Transporte a Pedido

TAAPedido entrou em funcionamento nos concelhos de Gavião e Monforte com 12 novos circuitos para reforçar a mobilidade local.

O serviço de Transporte a Pedido (TAAPedido) entrou em funcionamento esta segunda-feira, 1 de junho, nos concelhos de Gavião e Monforte, numa fase experimental com duração prevista de seis meses. A medida introduz 12 novos serviços de transporte flexível destinados a reforçar a mobilidade da população em territórios de baixa densidade.

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o TAAPedido permite aos utilizadores realizar deslocações mediante reserva prévia, efetuada até às 15h00 do dia útil anterior à viagem. As marcações podem ser feitas através do número gratuito 800 500 506, nas juntas de freguesia ou nas câmaras municipais dos respetivos concelhos.

O objetivo do serviço passa por complementar a rede de transportes públicos existente, sobretudo em zonas e horários onde a oferta regular é mais reduzida, facilitando o acesso da população a serviços públicos, comércio e outras atividades do quotidiano.

Com a entrada em funcionamento nos municípios de Gavião e Monforte, o TAAPedido passa a estar disponível em cinco concelhos do Alto Alentejo, juntando-se aos serviços já existentes em Arronches, Campo Maior e Sousel.

Circuitos municipais

No concelho de Gavião entram em funcionamento os circuitos Vale Feiteira – Gavião, às terças e sextas-feiras durante o período não escolar; Belver – Gavião, às terças, quartas e sextas-feiras; Aldeias da Margem – Gavião, às terças e sextas-feiras; e Amieira Cova – Gavião, às terças e quintas-feiras.

Em Monforte passam a funcionar os circuitos Santo Aleixo – Monforte, Assumar – Monforte e Vaiamonte – Monforte, todos disponíveis nos dias úteis.

Ligações intermunicipais

O novo serviço inclui ainda cinco circuitos intermunicipais: Monforte – Elvas, às segundas, terças e quintas-feiras; Vaiamonte – Cabeço de Vide, nos dias úteis do período não escolar; Sousel – Monforte – Portalegre, às segundas, terças e sextas-feiras; Prazeres – Estremoz, às terças, quintas-feiras e sábados; e Gavião – Abrantes, às segundas, terças e quintas-feiras.

A CIMAA informa que os horários, percursos completos e tarifários podem ser consultados na plataforma do Transporte a Pedido.

Mais notícias

COP Bike Ride passa por quatro concelhos do Alentejo entre 1 e 5 de julho

A estafeta internacional COP Bike Ride 2026 vai atravessar o Alentejo entre os dias...

Monforte vai atribuir nome de Maestro Armando Reigota ao antigo Largo do Espírito Santo

O Município de Monforte vai homenagear Armando Reigota, músico, maestro e compositor ligado ao...

Alentejo é a segunda região do país com maior índice de envelhecimento em 2025

O Alentejo registou em 2025 o segundo índice de envelhecimento mais elevado do país,...

Monforte promove dádiva de sangue no Quartel dos Bombeiros a 27 de junho

Monforte vai receber, no dia 27 de junho, uma ação de dádiva de sangue,...

IMT lança concurso de 630m€ para remodelar delegação regional em Évora

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes lançou um concurso para a remodelação das...

Concelho de Monforte passa a ter curso com equivalência ao 12.º ano na área da saúde

O concelho de Monforte vai passar a contar com uma oferta formativa com equivalência...

Câmara de Monforte quer requalificar balneários do Estádio Municipal: “No futebol, não é só o relvado”

A Câmara Municipal de Monforte pretende avançar com a requalificação dos balneários do Estádio...

Mourão recebe encontro sobre dependências na população idosa a 25 de junho

O Cineteatro de Mourão recebe, no dia 25 de junho, entre as 09h00 e...

Linha elétrica de 220 kV entre Crato e Gavião em consulta pública

O Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução da Linha Elétrica da Central...

Mais visto