InícioAlentejoAlentejo CentralCâmara de Évora garante...

Câmara de Évora garante que obras no Rossio não vão comprometer a Feira de São João

Feira de São João 2026 em Évora terá mudanças devido às obras no Rossio de São Brás. Concertos passam para o Jardim Público.

A Câmara Municipal de Évora está a preparar a edição de 2026 da Feira de São João com um plano adaptado às obras de requalificação do Rossio de São Brás, garantindo que o certame decorra sem impacto significativo na programação e na organização do recinto.

O tema foi abordado pelo presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, na última reunião pública do executivo, onde explicou que os vários serviços municipais e entidades envolvidas têm vindo a trabalhar na adaptação da feira aos constrangimentos provocados pela empreitada em curso.

Segundo o autarca, foi realizada recentemente uma reunião com as chefias e responsáveis dos vários setores da organização, tendo sido transmitida a indicação de que «está tudo de acordo com o que é planeado».

Carlos Zorrinho referiu que todos os espaços destinados às tasquinhas e às atividades económicas estão preenchidos. «Neste momento todas as tasquinhas que eram as mesmas do ano passado, 31, têm concorrentes e estão ocupadas», afirmou, acrescentando que também «as entidades que solicitaram estar na feira têm espaço para estar na feira».

Concertos passam para o Jardim Público

Entre as principais alterações previstas para este ano está a mudança do local dos concertos, que irão decorrer no Jardim Público de Évora.

O presidente da autarquia explicou que a feira «cresceu um pouco mais este ano devido à obra», sendo que parte da zona do Mercado 1.º de Maio será utilizada para novas valências do evento. «É lá que vai estar a lounge desportiva, porque vamos ter naturalmente um lounge para acompanhar o campeonato mundial de futebol», indicou.

Quanto à programação musical, Carlos Zorrinho revelou que o cartaz já está definido, embora ainda não tenha sido divulgado publicamente. «Já temos o quadro de artistas», disse, considerando tratar-se de «um quadro muito interessante e muito adequado também à feira».

Plano de acessos e segurança preparado

O autarca adiantou ainda que foi elaborado um plano específico de acessos à obra para evitar interferências com o funcionamento da feira.

«Está feito também o plano de acesso à obra, que é muito importante, sem perturbar a feira», afirmou, referindo igualmente que foram criados circuitos alternativos após o condicionamento de circulação numa das ruas junto à zona da intervenção.

Segundo Carlos Zorrinho, estão também resolvidas questões relacionadas com instalações sanitárias, multibanco, iluminação, comunicação e articulação com as forças de segurança.

«Penso que está tudo a correr bem para que a Feira de São João seja um sucesso», afirmou o presidente da Câmara de Évora, acrescentando que a iniciativa será «a maior feira dos últimos anos», decorrendo entre 23 de junho e 5 de julho e abrangendo dois fins de semana.

Apesar dos constrangimentos provocados pela obra no Rossio de São Brás, Carlos Zorrinho considera que a intervenção representa «algo que é positivo para a cidade» e acredita que «não vai retirar brilho nem qualidade à nossa Feira de São João».

Mais notícias

«É uma feira que marca a tradição, mas também a mudança»: São João arrancou em Évora (c/fotos)

A Feira de São João arrancou esta terça-feira em Évora, com 13 dias de...

Arraiolos: Palácio histórico do Vimieiro em ruína tem projeto escolhido para reabilitação

A proposta coordenada por João Barros Matos venceu o concurso para a elaboração do...

Pepco deverá abrir loja em Évora e já está a recrutar

A Pepco deverá abrir, em breve, uma loja em Évora. A indicação surge depois...

COP Bike Ride passa por quatro concelhos do Alentejo entre 1 e 5 de julho

A estafeta internacional COP Bike Ride 2026 vai atravessar o Alentejo entre os dias...

Évora quer envolver população na revisão do Plano de Urbanização que prevê mais de 7.000 fogos

A Câmara Municipal de Évora apresentou esta segunda-feira a proposta da 4.ª revisão do...

Centro de Inovação Social junta empreendedores em sessão de networking em Évora

O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida promove, no dia 23...

Feira de São João 2026 anima Évora durante 13 dias com música, desporto e gastronomia

A Feira de São João 2026 decorre em Évora entre 23 de junho e...

Universidade de Évora entra pela primeira vez no QS World University Rankings

A Universidade de Évora integra pela primeira vez o QS World University Rankings, surgindo...

Município de Santiago do Cacém avança com obras na EB/JI de Cruz de João Mendes

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou um concurso público para a substituição...

Mais visto