InícioAlentejoAlentejo CentralEm Évora: Ministro da...

Em Évora: Ministro da Economia sublinha papel do turismo na valorização dos territórios do interior

Castro Almeida defendeu em Évora o turismo como instrumento de coesão territorial e crescimento económico, no âmbito do programa Crescer com o Turismo.

O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, defendeu esta segunda-feira o papel do turismo como instrumento de crescimento económico e de equilíbrio territorial, durante a sessão de assinatura de contratos do programa “Crescer com o Turismo”, realizada em Évora.

Na sua intervenção, o governante sublinhou que a estratégia do setor passa por reforçar a competitividade e a coesão dos territórios, afirmando que o turismo é «um vetor essencial do crescimento económico e um instrumento decisivo para promover o equilíbrio territorial».

Aposta nos territórios de baixa densidade

Castro Almeida destacou que o programa tem como objetivo apoiar projetos em territórios menos densos, promovendo a valorização dos recursos locais. «Do que estamos aqui a falar é de valorizar realidades locais […] para permitir melhorar as receitas e as condições de vida de quem está nas regiões do interior», afirmou.

O ministro sublinhou ainda a importância de políticas públicas direcionadas para estes territórios, referindo que «é necessário uma intervenção pública […] um apoio inicial às iniciativas de quem quer fazer, mas não tem recursos económicos».

Turismo como motor de desenvolvimento

Durante a intervenção, Castro Almeida defendeu que o turismo deve continuar a assumir um papel central na economia nacional. «Estamos a afirmar que o turismo continuará a ser o motor de crescimento e um instrumento de coesão», referiu.

O governante acrescentou que o investimento no setor tem impacto em várias áreas, desde o emprego à dinamização económica local, destacando que «cada projeto que hoje apoiamos tem um impacto que vai muito além do setor turístico».

Mais valor e qualificação do turismo

Castro Almeida destacou também a necessidade de apostar na qualificação da oferta turística, sublinhando que o crescimento do setor deve privilegiar o valor. «Não temos apenas mais turismo. Temos e temos que ter cada vez mais e melhor turismo», afirmou.

O ministro referiu ainda que os resultados recentes confirmam a evolução positiva do setor, apontando para o aumento do número de hóspedes e das receitas.

Investimento e iniciativa local

Por fim, Castro Almeida valorizou o papel dos promotores locais, destacando a importância da iniciativa privada e associativa no desenvolvimento dos projetos. «É o Governo que vos agradece a iniciativa […] de ver o que outros não tinham visto», afirmou.

A sessão integrou a assinatura de contratos do programa “Crescer com o Turismo”, que visa apoiar projetos com impacto na valorização dos territórios e no desenvolvimento sustentável do setor.

Mais notícias

Há um novo projeto a nascer em Bencatel (Vila Viçosa) e resulta de um acordo entre Câmara e Solubema (c/fotos)

A obra de requalificação urbanística da Rua 1.º de Maio e da Rua Salvador...

Associação contra campo de tiro em Alter do Chão exige explicações ao Estado 

A nova Associação Pelo Futuro do Alto Alentejo (APFAA) está contra contra a instalação...

Cinema ao ar livre em Évora leva obras de jovens cineastas à Casa de Burgos

O Pátio da Casa de Burgos, em Évora, vai receber, durante o mês de...

(atualização) Despiste na EN18 entre Azaruja e Évora provoca sete feridos, dois em estado grave

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Despiste na EN18 junto ao acesso à A6, entre a Azaruja e Évora. Há 7 feridos

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou, na noite desta quarta-feira, sete...

Cuidados continuados: Governo aumenta valores pagos por utente com efeitos retroativos a janeiro

O Governo atualizou os valores atribuídos por utente e por dia em todas as...

Montemor-o-Novo: Parque desportivo vai ser requalificado

O Parque Desportivo de Foros de Vale de Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito...

Sines: Aicep avalia potencial da ZILS para receber projetos de aquacultura

A Aicep Global Parques e a Associação Portuguesa de Aquacultores estão a avaliar o...

Beja: Inaugurado novo ‘skatepark’

Um novo ‘skatepark’ foi inaugurado em Beja, num investimento realizado pela câmara municipal para...