InícioAlentejoAlentejo CentralMunicípio de Mourão garante...

Município de Mourão garante exploração do Monte dos Pássaros com acordo com a EDIA

Mourão assume gestão do Monte dos Pássaros por 25 anos para dinamizar a Aldeia da Luz, após acordo com a EDIA.

O Município de Mourão vai assumir a gestão do Monte dos Pássaros, na Aldeia da Luz, durante 25 anos, após a assinatura de um contrato de comodato com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com o objetivo de dinamizar aquele espaço e reforçar a atratividade do território.

A formalização do protocolo decorreu na Aldeia da Luz e representa a transferência da gestão de um equipamento até agora propriedade da EDIA para a autarquia.

Município quer reabilitar e abrir espaço à comunidade

O presidente da Câmara Municipal de Mourão, João Fortes, destacou que o acordo responde a uma aspiração da comunidade local e assume como prioridade a recuperação e utilização do espaço.

«Era um marco que era dos luzentes, que era de Mourão e que, com a construção da nova aldeia, passou a pertencer à EDIA», referiu, sublinhando a importância simbólica do equipamento para a população .

O autarca explicou que o município pretende avançar com a reabilitação do edifício e criar condições para a sua utilização em atividades culturais e associativas, garantindo que o espaço «sirva de apoio a um conjunto de atividades» e seja acessível à população .

João Fortes defendeu ainda que o objetivo passa por devolver o Monte dos Pássaros à comunidade local, promovendo a sua utilização regular e evitando que o espaço permaneça sem uso.

EDIA destaca potencial do espaço e papel do município

Por parte da EDIA, o presidente do conselho de administração, José Pedro Salema, considerou que a cedência do espaço ao município permite potenciar a sua utilização e reforçar a dinâmica local.

«Querem dinamizar, conseguem fazer melhor que nós? Força, vamos a isso», afirmou, referindo-se à decisão de entregar a gestão do equipamento à autarquia .

O responsável explicou que o Monte dos Pássaros integra um conjunto de espaços resultantes da reorganização territorial associada à construção da barragem de Alqueva, tendo sido preservado com o objetivo de manter a memória do território.

«Entendemos sempre que este monte era uma forma de preservar a memória e um monte alentejano como era antigamente», referiu .

José Pedro Salema sublinhou ainda que a utilização do espaço tem sido limitada e que a sua dinamização poderá contribuir para atrair visitantes e reforçar a atividade na Aldeia da Luz.

Novo polo de dinamização para a Aldeia da Luz

A gestão municipal do Monte dos Pássaros enquadra-se numa estratégia mais ampla de valorização da Aldeia da Luz, com o objetivo de criar novas dinâmicas e potenciar a utilização de equipamentos existentes.

O contrato de comodato por 25 anos estabelece as bases para a intervenção do município, que passa a ser responsável pela manutenção, reabilitação e programação do espaço, num esforço de reforço da atividade local e de promoção do território.

Mais notícias

Câmara de Mourão atribui 2.500 euros a dois grupos corais da Granja

A Câmara Municipal de Mourão assinou dois protocolos de colaboração com grupos corais da...

Portel: Câmara avança com Parque da Juventude e Pista de Pesca Desportiva

A Câmara de Portel, no distrito de Évora, vai avançar com a criação do...

Sines: Administração do Porto de Sines lança concurso de 4M€ para requalificar Avenida Circular Sul e Porto de Serviços

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) lançou um concurso público...

Fronteira: Governo volta a reconhecer construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande como ação de interesse público

O Governo voltou a reconhecer como ação de relevante interesse público a construção da...

Alandroal: Investimento de 221 mil euros vai levar saneamento e nova rede de água a Casas Novas de Mares

O Município de Alandroal lançou um concurso público para a execução da empreitada de...

Conselho Municipal de Educação é instalado em Mourão e acompanha investimentos na educação

O Conselho Municipal de Educação de Mourão foi instalado no dia 16 de julho,...

Bombeiros: Unidade de formação de Arraiolos deverá abrir em janeiro e servir vários concelhos

A futura Unidade Local de Formação de Bombeiros de Arraiolos deverá ser inaugurada a...

Organizações contestam criação de zonas de aceleração de renováveis em Évora

Duas organizações de Évora apontaram impactos negativos para o concelho da atual proposta de...

Câmara de Mourão atribui apoio de 1.250 euros ao Grupo Coral Granjarte

O Município de Mourão assinou um protocolo de colaboração com o Grupo Coral Feminino...