InícioAlentejoAlentejo CentralPortel levou açordas a...

Portel levou açordas a Lisboa — e o convite é claro até 12 de abril

Portel promoveu o Congresso das Açordas na Casa do Alentejo com degustações, produtos regionais e cante alentejano até 12 de abril.

O Município de Portel promoveu a Quinzena Gastronómica – Congresso das Açordas na Casa do Alentejo, em Lisboa, numa ação de divulgação da gastronomia e cultura do concelho, integrada na edição de 2026 do evento, que decorre até 12 de abril.

A iniciativa, organizada através da secção de Turismo do município, levou à capital uma mostra de sabores tradicionais, com destaque para a degustação de diferentes variedades de açorda, acompanhadas por produtos regionais e momentos de animação cultural.

Degustações reuniram restaurantes e produtores do concelho

O evento contou com a participação de quatro restaurantes envolvidos no Congresso das Açordas, que apresentaram várias interpretações do prato, associadas à tradição gastronómica do território.

A ação incluiu ainda produtores locais de mel, bolos, queijo, enchidos, azeite e vinho, representando a diversidade da oferta agroalimentar do concelho de Portel.

Artesanato e cante alentejano marcaram presença

Além da componente gastronómica, a iniciativa integrou uma mostra de artesanato, com artesãos do concelho a realizarem demonstrações ao vivo das suas técnicas.

O programa contou também com a atuação do grupo “Estrelas do Sul”, que apresentou o cante alentejano de Portel, convidando o público presente na Casa do Alentejo a conhecer a identidade cultural do concelho.

Município reforça convite à visita até 12 de abril

A presidente da Câmara Municipal de Portel, Maria Luísa Farinha, esteve presente na iniciativa, tendo agradecido a participação de todos os intervenientes e o acolhimento da Casa do Alentejo.

Na mesma ocasião, deixou o convite à visita ao concelho durante a Quinzena Gastronómica – Congresso das Açordas, que decorre até ao dia 12 de abril, envolvendo restaurantes locais e diversas atividades ligadas à gastronomia e cultura alentejana.

Mais notícias

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Portel: Câmara avança com Parque da Juventude e Pista de Pesca Desportiva

A Câmara de Portel, no distrito de Évora, vai avançar com a criação do...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Arronches vai receber uma celebração nacional dedicada ao porco e aos sabores portugueses

O Alentejo vai estar no centro das comemorações oficiais do Dia da Gastronomia Portuguesa....

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...

Alcáçovas: Autarca quer Feira do Chocalho como “montra” e instrumento de “salvaguarda da arte chocalheira”

A próxima edição da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, deverá reforçar a ligação à...

FMM regressa a Sines entre histórias, famílias e músicas do mundo

Entre histórias contadas às crianças e concertos vindos de vários continentes, o Festival Músicas...