InícioAlentejoAlentejo CentralViolência doméstica: Homem de...

Violência doméstica: Homem de 51 anos detido por maltratar ex-companheira em Alandroal

Um homem, de 51 anos, foi detido por suspeitas de ter maltratado “física, psicológica e sexualmente” a ex-companheira, de 65, em Alandroal, no distrito de Évora, ficando proibido de a contactar e se aproximar, foi hoje divulgado.

Um homem, de 51 anos, foi detido por suspeitas de ter maltratado “física, psicológica e sexualmente” a ex-companheira, de 65, em Alandroal, no distrito de Évora, ficando proibido de a contactar e se aproximar, foi hoje divulgado.

Num comunicado publicado no ‘site’ da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o Ministério Público (MP) indicou que o homem está “indiciado pela prática de um crime de violência doméstica” de que foi vítima a ex-companheira.

“Encontra-se fortemente indiciado que, no decurso do relacionamento, que perdurou desde o início do ano de 2024 até janeiro de 2026, o arguido maltratava física, psicológica e sexualmente a vítima”, salientou.

Assinalando que, “após a separação, o arguido voltou a contactar a vítima”, o MP referiu que os comportamentos agressivos se “intensificaram nos últimos dias, inclusive enviando mensagens anunciando que a poderia matar, fazendo uso de uma arma que adquiriu”.

Este homem, segundo o MP, já tinha sido condenado a uma pena de prisão de dois anos e cinco meses de prisão por um crime de violência doméstica, em janeiro de 2019, num caso em que a vítima foi outra mulher.

A pena então aplicada foi “suspensa na sua execução por igual período, sujeita à regra de conduta de o arguido se submeter, em tal período, a tratamento de dependência de bebidas alcoólicas e na pena acessória de proibição de se aproximar ou a contactar, por qualquer meio”, realçou.

De acordo com o MP, o suspeito foi agora detido “fora de flagrante delito”, tendo sido presente a primeiro interrogatório judicial, na passada sexta-feira.

O Ministério Público revelou ter pedido como medida de coação a prisão preventiva do arguido, indicando que a decisão judicial determinou, porém, a proibição de contactos por qualquer meio, com controlo através de pulseira eletrónica.

O homem está ainda proibido de permanecer ou aproximar da residência e local de trabalho da vítima e de adquirir e usar armas e tem que entregar as que tiver e frequentar um programa para arguidos em crimes de violência doméstica e tratamento de dependências.

As investigações prosseguem sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Redondo com a coadjuvação da GNR.

Mais notícias

Évora lidera rendimento no Alentejo e Alandroal é o município com menor desigualdade do país

O valor mediano do rendimento declarado, depois de deduzido o IRS liquidado, atingiu 12.022...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

A6 cortada no nó de Elvas-Poente após despiste de veículo pesado de mercadorias

O despiste de um veículo pesado de mercadorias na Autoestrada 6 (A6), sentido Marateca-...

Carlos Baleizão: Da ligação ao Redondo à investigação científica de excelência

A ciência portuguesa tem vindo a afirmar-se além-fronteiras graças ao trabalho de investigadores que,...

Trânsito retomado no IC1 no concelho de Santiago do Cacém após acidente mortal

O trânsito no Itinerário Complementar 1 (IC1) junto à localidade da Mimosa, no concelho...

Borba: Cinco detidos por suspeitas de caça ilegal de ouriços em zona de caça turística

Cinco homens, com idades entre os 22 e os 46 anos, foram detidos pela...

ODigital estreia esta sexta-feira a nova rubrica “Alentejo que Investiga”

O Jornal ODigital estreia esta sexta-feira, 24 de julho, a rubrica “Alentejo que Investiga”,...

Universidade de Évora avança com investimento superior a 3M€ para reforçar investigação nas Ciências do Mar

A Universidade de Évora anunciou que está concluído o projeto da futura sede do...