InícioCulturaBorba inaugura exposição sobre...

Borba inaugura exposição sobre mulheres ciganas e promove debate sobre inclusão e igualdade

Exposição “Mulheres e Ciganas” inaugurada em Borba dá visibilidade aos percursos e desafios das mulheres ciganas.

A Câmara Municipal de Borba inaugurou, esta segunda-feira, 9 de março, a exposição “Mulheres e Ciganas, é o sonho que nos move!”, uma mostra fotográfica patente no edifício dos Paços do Concelho que procura dar visibilidade aos percursos e ao papel das mulheres ciganas na sociedade.

A exposição, com fotografias de Osvaldo Grilo, integra a parceria entre o Programa ROMED e o Projeto Borba 2i – Integrar e Incluir e9g, iniciativas que trabalham na promoção da inclusão social e do diálogo intercultural no concelho.

Exposição em Borba destaca percursos de mulheres ciganas

Na sessão de inauguração, a vereadora da Câmara Municipal de Borba, Helena Caldeira, sublinhou que a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para a realidade das mulheres ciganas, evidenciando histórias de superação e de afirmação pessoal.

Segundo a autarca, a exposição apresenta imagens de mulheres ciganas de vários pontos do país que conseguiram afirmar o seu papel na sociedade. Muitas delas, referiu, enfrentaram contextos familiares e sociais exigentes, sendo por vezes responsáveis por agregados familiares monoparentais.

A vereadora destacou ainda que o concelho de Borba conta com uma comunidade cigana expressiva, com mais de duas centenas de pessoas, o que reforça a importância de iniciativas que promovam a convivência e a compreensão entre diferentes comunidades.

Alunos visitam exposição para promover inclusão entre jovens

No âmbito da inauguração, vários alunos do Agrupamento de Escolas de Borba visitaram a exposição, numa iniciativa que pretende envolver os mais jovens no debate sobre igualdade e inclusão.

Helena Caldeira explicou que trazer alunos à iniciativa permite promover processos de socialização entre crianças ciganas e não ciganas, contribuindo para uma maior integração desde a infância.

Projeto Escolhas sublinha importância do empoderamento feminino

Também presente na inauguração, Sílvia Careira, coordenadora do Projeto Escolhas, entidade dinamizadora da iniciativa, referiu que a exposição pretende combater preconceitos e desigualdades ainda existentes em relação às mulheres ciganas.

A responsável explicou que o trabalho desenvolvido pelo projeto passa pela promoção da inclusão social e pelo reforço da participação das comunidades, sublinhando a importância do empoderamento feminino para a construção de um futuro com mais igualdade.

Segundo Sílvia Careira, a exposição procura transmitir a ideia de que as mulheres ciganas podem concretizar os seus projetos de vida sem renunciar à sua identidade cultural.

A presença de alunos do Agrupamento de Escolas de Borba na visita inaugural teve também como objetivo aproximar os jovens desta realidade. De acordo com a coordenadora, o Projeto Escolhas trabalha diariamente com crianças e jovens, promovendo ambientes escolares inclusivos que favoreçam a convivência entre diferentes comunidades.

A exposição “Mulheres e Ciganas, é o sonho que nos move!” pode ser visitada no edifício da Câmara Municipal de Borba até 16 de março, estando aberta ao público.

A iniciativa pretende, segundo os promotores, estimular a reflexão sobre igualdade de oportunidades, inclusão social e o papel das mulheres ciganas na sociedade contemporânea.

Mais notícias

Exposição sobre ética no desporto chegou a 11 escolas do Alentejo

A exposição itinerante “Move-te por Valores” percorreu 11 estabelecimentos de ensino do Alentejo durante...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Borba: Cinco detidos por suspeitas de caça ilegal de ouriços em zona de caça turística

Cinco homens, com idades entre os 22 e os 46 anos, foram detidos pela...

UNITATE impulsiona carta que exige respostas do Governo sobre 50 mil vagas sociais do PRR

A Fundação UNITATE, que tem quatro investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência em...

Inácio Esperança alerta para falta de bombeiros e aponta carências na rede SIRESP em Vila Viçosa

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, alertou para a falta...

Câmara de Borba requalifica pavimento do Largo da Fonte das Bicas

O Município de Borba está a requalificar o pavimento do Largo da Fonte das...

Borba junta avós e netos em dois dias de atividades a 25 e 26 de julho

Borba recebe, nos dias 25 e 26 de julho, a iniciativa “Avós e Netos...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Santa Casa de Borba leva pintainhos à escola para “formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro”

A Creche e Jardim de Infância D. Ana Angélica Silveira, da Santa Casa da...