Turismo gerou mais de 29 mil milhões de euros em 2025 e entra num “novo ciclo”, diz Carlos Abade em Elvas

Carlos Abade diz que o turismo entra num novo ciclo, após receitas superiores a 29 mil milhões de euros em 2025.

O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, afirmou que o setor turístico nacional entra num novo ciclo de desenvolvimento, após atingir resultados históricos em 2025, com receitas superiores a 29 mil milhões de euros.

A declaração foi feita durante a sessão de abertura do XXII Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), que decorre em Elvas e reúne profissionais e entidades ligadas à hotelaria e ao turismo.

Segundo Carlos Abade, os resultados alcançados pelo turismo português são fruto do trabalho desenvolvido por empresas, profissionais e entidades públicas ao longo dos últimos anos.

“O setor atingiu uma receita para Portugal de mais de 29 mil milhões de euros em 2025. Estes números não caíram do céu, são resultado de muito trabalho feito durante muito tempo pelos profissionais e pelas empresas do setor”, afirmou.

Turismo entra num novo ciclo de crescimento

Para o presidente do Turismo de Portugal, os resultados alcançados representam também um momento de responsabilidade para o setor.

Carlos Abade defendeu que o objetivo do turismo nacional não deve passar apenas pelo crescimento da atividade, mas pelo contributo para o desenvolvimento do país.

“O nosso propósito não é apenas fazer crescer o setor do turismo. O nosso propósito é que, através do turismo, Portugal possa ser um país cada vez melhor e as pessoas possam viver cada vez melhor”, referiu.

De acordo com o responsável, o setor prepara-se agora para um ciclo de crescimento com maior valor acrescentado, mais equilíbrio territorial e maior impacto económico e social.

Tecnologia, sustentabilidade e talento entre os desafios

Carlos Abade destacou também alguns dos principais desafios que se colocam ao setor do turismo nos próximos anos.

Entre eles estão a incorporação de tecnologia e inteligência artificial na gestão das empresas, a sustentabilidade ambiental, a relação entre turismo e comunidades locais e a gestão de recursos humanos.

Segundo o presidente do Turismo de Portugal, os diretores de hotéis têm um papel central neste processo, uma vez que lideram equipas e gerem unidades que são fundamentais para a experiência turística.

O responsável sublinhou ainda a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do setor, considerando que essa colaboração tem sido um dos fatores que explica o crescimento registado nos últimos anos.

“O sucesso do turismo em Portugal resulta também de uma cooperação estratégica forte entre entidades públicas e privadas”, afirmou.

O XXII Congresso da ADHP decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas e reúne centenas de profissionais da hotelaria para debater temas como sustentabilidade, gestão hoteleira, inteligência artificial e bem-estar nas equipas.

Veja aqui as imagens da sessão de abertura.

Mais notícias

PSP detém dois homens e regista seis acidentes no distrito de Portalegre numa semana

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve dois homens,...

Morreu Carlos Portas, antigo secretário de Estado natural de Vila Viçosa

Carlos Alberto Martins Portas, professor catedrático, engenheiro agrónomo e antigo secretário de Estado da...

“Vamos ao Louro?!”: Caminhada de 8,5 quilómetros percorre a Serra d’Ossa este sábado

A caminhada “Vamos ao Louro?!” realiza-se este sábado, 22 de agosto, na Serra d’Ossa,...

Évora recebe Congresso “Bem-Estar e Futuro da Educação” a 16 de setembro

O Congresso Bem-Estar e Futuro da Educação realiza-se no dia 16 de setembro de...

Rede Stay Cool estreia 18 refúgios climáticos em cinco concelhos do Alentejo

A Rede Stay Cool já conta com 18 refúgios climáticos certificados no Alentejo, distribuídos...

São Mateus 2026: Carminho e Tony Carreira entre os cabeças de cartaz em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas apresentou esta terça-feira, 18 de agosto, o programa da...

Rede de Ecopistas do Alentejo Central: Financiamento do Turismo de Portugal pode reduzir, mas projeto mantém-se

A candidatura da Rede de Ecopistas do Alentejo Central — Grande Rota do Montado...

Casas de luxo no Alentejo estão entre os anúncios mais vistos este verão no Idealista

Quatro imóveis localizados no Alentejo estão entre os anúncios de casas de luxo mais...

Curso de Gestão Hoteleira de Alojamento chega a Alvito

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHT Portalegre) vai ministrar o curso...