InícioAlentejoAlentejo Central30 toneladas de solidariedade:...

30 toneladas de solidariedade: a resposta do Núcleo de Évora da SEDES à tragédia em Leiria

A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, através do Núcleo Distrital de Évora, coordenou o envio de cerca de 30 toneladas de bens essenciais para apoiar as populações do distrito de Leiria afetadas pela tempestade Kristin. A operação decorreu entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026.

A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, através do Núcleo Distrital de Évora, coordenou o envio de cerca de 30 toneladas de bens essenciais para apoiar as populações do distrito de Leiria afetadas pela tempestade Kristin. A operação decorreu entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026.

Segundo o comunicado da organização, a campanha de angariação foi iniciada a 31 de janeiro, tendo envolvido recolha, triagem, armazenamento e articulação com autarquias para assegurar a logística do transporte.

Envios para Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos

A ação concretizou-se em três momentos distintos.

No dia 2 de fevereiro, foi entregue à Câmara Municipal de Alvaiázere um furgão com gerador, motosserra, bens alimentares, produtos de higiene e roupa, com o apoio da empresa Dourado Distribuição, Lda.

A 4 de fevereiro, seguiu um camião com 13 toneladas de materiais de construção e bens essenciais, entregues nos estaleiros da Câmara Municipal de Alvaiázere, com o apoio das empresas Somefe, Lda. e Noites Reciclagem, Lda.

Dois dias depois, a 6 de fevereiro, saiu novo camião com 13 toneladas de materiais de construção, roupa e alimentos, com destino a Figueiró dos Vinhos, para entrega à respetiva Câmara Municipal, igualmente com o apoio das empresas Somefe, Lda. e Noites Reciclagem, Lda.

Transparência e prestação de contas

No comunicado dirigido «a todos os que ajudaram», o Núcleo Distrital de Évora refere que a partilha dos resultados da iniciativa decorre «por uma questão de transparência e prestação de contas».

A organização destaca que a resposta só foi possível «graças à solidariedade de muitas Pessoas e ao sentido de responsabilidade social demonstrado por Empresas e Instituições que colaboraram com donativos e apoio logístico».

Mais notícias

Deputado do PSD pede a Seguro regresso do 10 de Junho ao distrito de Évora

O deputado do PSD eleito por Évora, Francisco Figueira, escreveu hoje ao Presidente da...

Ervideira volta a organizar sunsets na adega durante o verão alentejano

A Ervideira vai realizar no próximo dia 4 de julho uma nova edição dos...

Há um novo programa de verão para as tardes em Évora

O restaurante Forno da Telha, em Évora, vai promover um programa regular de sunsets...

O evento que junta vinho, música e verão regressa à Fitapreta

A Fitapreta vai celebrar o solstício de verão com a realização da Fête de...

CIM do Alentejo Central apresenta plano para transformar a mobilidade sustentável na região

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai apresentar, no próximo dia 12 de...

Alentejo registou onda de calor histórica em maio. Mora atingiu novo recorde nacional para o mês

O Alentejo esteve no centro de uma das mais significativas ondas de calor registadas...

Caminhada solidária da CERCISIAGO reúne comunidade em Vila Nova de Santo André

A Equipa Local de Intervenção Precoce da CERCISIAGO vai promover, no próximo dia 19...

PS quer saber número de utentes sem médico de família no Alentejo Central

O deputado do PS Luís Dias questionou o Governo sobre o número de utentes...

Movimento Democrático de Mulheres promove mesa redonda em Évora

“O direito à saúde não pode depender do código postal” é o tema de...

Mais visto