Mau tempo: Resgatadas 89 pessoas da cheia do rio Sado em Alcácer do Sal

Um total de 89 pessoas foram resgatadas da cheia do rio Sado, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, entre quarta-feira e a madrugada de hoje, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil local.

Um total de 89 pessoas foram resgatadas da cheia do rio Sado, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, entre quarta-feira e a madrugada de hoje, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil local.

“A maré vai subindo devagarinho e agora, nada há a fazer, temos de aguardar que a Natureza vá retirando o caudal do [rio] Sado, sendo que o pico da preia-mar (maré-cheia) estava previsto para as 06:00 horas”, afirmou o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral.

Tiago Bugio congratulou-se com o esforço de todo o efetivo empregado, entre bombeiros, militares da GNR e funcionários do município, num total de cerca de 80 elementos, e com o facto de não haver quaisquer feridos.

Na quarta-feira à noite, a mesma fonte tinha indicado a necessidade de resgatar 70 pessoas devido a ocorrências relacionadas com inundações, uma vez que o caudal do rio Sado estava a subir “cada vez mais”.

O comandante Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, frisou, num balanço pelas 23:15 de hoje, que a situação é “cada vez mais complicada”.

Tiago Bugio referiu que a subida da água estava a atingir também Grândola e Odemira (Beja).

As escolas de Alcácer do Sal vão estar encerradas hoje e sexta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas, afetando mais de mil alunos, que terão aulas em casa.

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das tempestades Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Mais notícias

IP lança concurso de 620m€ para corrigir e estabilizar a Linha do Sul, incluindo quase 8km no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público internacional, com um preço-base de...

Proteção Civil alerta para chuva e vento forte nos próximos dias

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central emitiu, este sábado,...

Fronteira e Marvão entram em programa do Governo de 80M€ após tempestades

Os municípios de Fronteira e Marvão passam a integrar o programa «Territórios Resilientes», destinado...

Mau tempo: Municípios consideram positivas as recomendações da Provedoria de Justiça

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou positivas as recomendações da Provedoria de...

Mau Tempo: Provedoria aponta medidas para salvaguardar direitos dos mais vulneráveis

Um estudo da Provedoria de Justiça, hoje divulgado, apresenta 38 recomendações e boas práticas...

Mau tempo: Alcácer do Sal já recebeu 20ME em apoios públicos após tempestade Kristin

O concelho de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, já recebeu cerca de...

Trânsito normalizado na A2 no sentido Algarve-Lisboa na zona de Alcácer do Sal

O trânsito já circula com normalidade na A2 – Autoestrada do Sul, na zona...

Trânsito condicionado na A2 no sentido Algarve-Lisboa na zona de Alcácer do Sal

Autoestrada do Sul está hoje à tarde com o trânsito condicionado na zona de...

Zero considera erro grosseiro “luz verde” a projeto de tangerinas em Alcácer do Sal

A associação ambientalista Zero considerou hoje um “erro grosseiro” a “luz verde” dada ao...