InícioAlentejoAlto AlentejoULS Alto Alentejo realiza...

ULS Alto Alentejo realiza simulacro de evacuação no Bloco Operatório do Hospital de Portalegre

A ULS Alto Alentejo realizou um simulacro de evacuação no Bloco Operatório do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo realizou, esta sexta-feira, 23 de janeiro, um simulacro de evacuação no Bloco Operatório do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, com o objetivo de testar os procedimentos de resposta a situações de emergência e reforçar a segurança de utentes e profissionais.

De acordo com a ULS Alto Alentejo, o exercício permitiu validar os mecanismos operacionais previstos nos planos internos de emergência, avaliando a capacidade de reação das equipas em contexto hospitalar. O cenário simulado envolveu uma ocorrência interna que exigiu decisões rápidas, evacuação de uma sala em ambiente cirúrgico e articulação entre vários profissionais do serviço.

A iniciativa foi planeada e coordenada pela Unidade de Gestão do Risco e pelo Grupo para a Revisão dos Planos de Emergência e Catástrofe da ULS Alto Alentejo, contando com a participação direta das equipas do Bloco Operatório. O simulacro teve ainda a observação externa do Comando Sub-Regional do Alto Alentejo da Proteção Civil, que acompanhou o exercício numa perspetiva técnica e independente, contribuindo para a avaliação global das operações.

Segundo a administração da ULS, o simulacro decorreu dentro dos parâmetros definidos, sem impacto na atividade assistencial essencial. Foi assegurada, ao longo do exercício, a disponibilidade de salas para responder a eventuais situações de urgência real.

Os objetivos estabelecidos foram considerados cumpridos, incluindo a validação dos procedimentos de emergência, a análise da capacidade de resposta das equipas e a identificação de aspetos suscetíveis de melhoria. Após a conclusão do exercício, inicia-se agora a fase de análise e elaboração do relatório final, que irá integrar contributos internos e externos e propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de segurança e resposta a emergências.

A ULS Alto Alentejo sublinha que a realização regular de simulacros é fundamental para a preparação das equipas e para a garantia de respostas eficazes em situações reais de emergência hospitalar, estando previstos novos exercícios em diferentes instalações da instituição nos próximos meses.

Mais notícias

Gestor do Alentejo 2030 Tiago Teotónio Pereira é novo presidente da federação de Portalegre do PS

O vogal executivo do programa Alentejo 2030 Tiago Teotónio Pereira é o novo presidente...

Prisão preventiva para homem suspeito de tentativa de homicídio em Portalegre

O Tribunal Judicial de Portalegre decretou hoje a prisão preventiva do homem, de 40 anos, suspeito...

Hospital de Portalegre com dois novos serviços após investimento de 10,2ME

O hospital de Portalegre reabilitou o Departamento de Saúde Mental e abriu uma nova...

Gestor comercial Pedro Lancha é candidato à Distrital de Portalegre do Chega

O gestor comercial Pedro Lancha, de 37 anos, é candidato à presidência da Comissão...

IPDJ encerra em Portalegre ciclo regional sobre Ética no Desporto

A Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) encerra,...

Politécnico de Portalegre atribui bolsas de propina e alojamento para atrair alunos com mérito

O Politécnico de Portalegre vai atribuir, a partir do próximo ano letivo, novas bolsas...

Pólen em níveis elevados no Alentejo: Saiba quais as espécies com maior impacto

O Alentejo deverá registar concentrações de pólen em níveis de risco elevado entre os...

PJ detém em Castelo Branco homem suspeito de tentativa de homicídio junto a hipermercado em Portalegre

A Polícia Judiciária deteve, em Castelo Branco, um homem de 40 anos suspeito da...

Parlamento recomenda plano de saúde mental para militares e famílias

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de um plano de saúde...

Mais visto