InícioÚltimasPresidente do Politécnico de...

Presidente do Politécnico de Setúbal assume vice-presidência do CCISP

Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, foi eleita vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e passa a integrar a nova Comissão Permanente da entidade, segundo comunicado divulgado pelo CCISP.

Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, foi eleita vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e passa a integrar a nova Comissão Permanente da entidade, segundo comunicado divulgado pelo CCISP.

A eleição decorreu por unanimidade, na última quinta-feira, em Lisboa, durante um plenário que definiu também a composição do novo elenco da Comissão Permanente.

Nova Comissão Permanente do CCISP

De acordo com o comunicado, foram designados como vogais da Comissão Permanente António Belo, presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, João Moutão, presidente do Instituto Politécnico de Santarém, e Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança.

O órgão passa ainda a integrar, por inerência, Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e atual presidente do CCISP. Segundo a nota divulgada, «os novos eleitos completam, assim, o elenco da Comissão Permanente do CCISP».

Percurso académico e institucional

Doutorada em Educação, Ângela Lemos conta com um percurso de quase 30 anos na docência, iniciado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, unidade orgânica que dirigiu entre 2016 e 2018.

Ainda segundo o comunicado, desempenhou vários cargos de gestão no IPS, incluindo o de vice-presidente para os Assuntos Académicos, Inovação Pedagógica e Comunicação, função exercida desde 2018 até à tomada de posse como presidente da instituição, em 2022.

Durante os próximos dois anos, Ângela Lemos irá coadjuvar o trabalho do presidente do CCISP.

Funções da Comissão Permanente

O comunicado recorda que a Comissão Permanente do CCISP é o órgão responsável pela gestão dos assuntos correntes da instituição, representação dos politécnicos junto da tutela, emissão de pareceres sobre legislação e harmonização de processos.

Compete-lhe ainda promover a cooperação entre instituições, aprovar júris para concursos docentes e intervir no reconhecimento de qualificações de professores do ensino politécnico, nos termos definidos pelos estatutos e regimento do CCISP.

Mais notícias

Politécnico de Setúbal passa a universidade politécnica a partir de 1 de agosto

O Politécnico de Setúbal (IPS) passa a designar-se Universidade Politécnica de Setúbal a partir...

Deloitte abre candidaturas para bolsas de estudo em tecnologia no Instituto Politécnico de Setúbal

A Deloitte abriu as candidaturas para a 7.ª edição do programa BrightStart no Instituto...

Universidade Politécnica de Beja “nasce” no mês de agosto

A Universidade Politécnica de Beja (UPBeja) vai “nascer” em agosto, sucedendo ao instituto politécnico...

Politécnico de Portalegre passa a Universidade Politécnica a partir de sábado

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai designar-se, a partir de sábado, por Universidade...

Politécnico de Setúbal e Start Campus unem-se para formar talento tecnológico em Sines

O Politécnico de Setúbal (IPS) e a Start Campus assinaram um protocolo de colaboração...

Universidade de Évora avança com investimento superior a 3M€ para reforçar investigação nas Ciências do Mar

A Universidade de Évora anunciou que está concluído o projeto da futura sede do...

Politécnico de Portalegre atribui bolsas para cursos de ciências agrárias

O Politécnico de Portalegre vai atribuir bolsas de incentivo ao mérito a estudantes que...

Candidaturas ao ensino superior abrem com 2.551 vagas no Alentejo

A primeira fase das candidaturas ao ensino superior público abriu esta segunda-feira, 20 de...

Elvas recebe I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense em novembro

Elvas vai receber, no dia 6 de novembro de 2026, o I Simpósio Internacional...