InícioCulturaVila Viçosa recebe três...

Vila Viçosa recebe três iniciativas do CECHAP dedicadas a Luís de Camões

O Centro de Estudos CECHAP vai dedicar a 7.ª edição das Comemorações do 1.º de Dezembro aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões. O programa integra duas conferências e uma exposição, com atividades em Vila Viçosa entre 29 de novembro e 6 de dezembro de 2025.

A iniciativa pretende sublinhar a relevância histórica e cultural do autor de «Os Lusíadas». O CECHAP volta a promover eventos destinados à valorização da história, da arte e da identidade culturais portuguesas.

Conferência de abertura decorre em 29 de novembro

A sessão de abertura realiza-se a 29 de novembro, às 16h00, no Cine-Teatro Florbela Espanca. Manuel Ferro, da Universidade de Coimbra, apresenta a conferência «Virtualidades e potencialidades da Edição dos Piscos».

Exposição camoniana patente em 1 de dezembro

A exposição dedicada a Luís de Camões inaugura-se a 1 de dezembro, às 16h00, na Galeria Aqui d’El Arte, no CECHAP. A mostra reúne medalhas do Museu do Crato, da coleção João Duarte, peças da coleção privada de Manuel Ferro e ex-libris da Academia Portuguesa de Ex-Libris. A organização está a cargo do Fundo de Numismática Luís Pinto Garcia do CECHAP.

Conferência de encerramento marcada para 6 de dezembro

As comemorações terminam com a conferência «Camões e os outros, entre Pintura e Poesia, 1545–1580». A sessão será conduzida por Vítor Serrão, do ARTIS-IHA | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O encontro está marcado para 6 de dezembro, às 16h00, no Cine-Teatro Florbela Espanca.

Mais notícias

Tauromaquia: Cartel definido para a Novilhada Popular de São Romão (Vila Viçosa)

São Romão, na freguesia de Ciladas, concelho de Vila Viçosa, recebe, no dia 14...

Vila Viçosa: Há uma nova peça no Museu do Mármore e fazia funcionar o relógio da Igreja de São Bartolomeu

O Museu do Mármore, em Vila Viçosa, tem uma nova atração. Trata-se da máquina...

The Gift, Nena e Carolina de Deus atuam nas Festas de Alandroal em setembro

O Festival da Juventude e as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição...

Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”

A exposição “Febre das Palavras/Fever of Words”, da artista plástica Sara Bichão, com curadoria...

Governo autoriza 13,8M€ para 160 lugares de cuidados continuados no Alentejo

O Governo autorizou compromissos financeiros no valor global de cerca de 13,8 milhões de...

UNITATE impulsiona carta que exige respostas do Governo sobre 50 mil vagas sociais do PRR

A Fundação UNITATE, que tem quatro investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência em...

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

“Nisa em Festa” até domingo

Quinta do Bill, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, são alguns...

Alcáçovas: Autarca quer Feira do Chocalho como “montra” e instrumento de “salvaguarda da arte chocalheira”

A próxima edição da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, deverá reforçar a ligação à...