InícioÚltimas«Adaptar já não chega,...

«Adaptar já não chega, é preciso valorizar a viticultura»

A vila de Redondo recebeu no dia 3 de outubro as 4.ª Jornadas Técnicas de Viticultura, realizadas no Centro Cultural, no âmbito da Feira de São Francisco. O encontro reuniu produtores, técnicos e entidades ligadas ao setor vitivinícola, promovendo debate sobre a inovação, a sustentabilidade e o futuro da vinha no Alentejo.

O setor enfrenta dificuldades

Nas declarações proferidas, o vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, sublinhou que a viticultura atravessa «um ano particularmente exigente, com uma vindima mais curta, preços de venda demasiado baixos e uma tendência mundial de redução do consumo de vinho».

O responsável destacou que, apesar das dificuldades, a viticultura continua a assumir um papel estratégico no desenvolvimento regional. «A vinha é mais do que agricultura: é identidade, paisagem, turismo, gastronomia e economia local», referiu.

Aposta na valorização

Roberto Grilo defendeu que o setor precisa de uma nova abordagem. «Adaptar já não chega — precisamos de valorizar: mais qualidade, mais diferenciação, mais ligação às novas gerações de consumidores», afirmou, apelando a uma maior capacidade de inovação e diferenciação para enfrentar os novos hábitos de consumo.

Para o vice-presidente da CCDR Alentejo, as soluções devem ser pensadas a partir das especificidades do território. «As soluções têm de ser territoriais — com apoios regionalizados e a integração da viticultura em áreas como turismo, cultura, energia e inovação».

Redondo Cidade do Vinho 2025

Nas palavras proferidas, o dirigente fez também referência ao título atribuído à região. «Redondo como Cidade do Vinho 2025 é mais do que um reconhecimento, é uma plataforma de futuro para produtores, consumidores e para todo o Alentejo».

Roberto Grilo concluiu reforçando a resiliência do setor: «Mesmo em tempos de vindimas curtas, preços baixos e consumo em queda, o Alentejo afirma-se pela qualidade do seu vinho e pela força das suas comunidades».

Jornadas de debate e inovação

As Jornadas Técnicas de Viticultura contaram com painéis sobre o balanço fitossanitário da campanha, digitalização na vinha, gestão de rega, tecnologias inovadoras de avaliação nutricional e o projeto «Cidade do Vinho 2025 – Vinhos da Serra d’Ossa».

O encontro terminou com um debate entre produtores e especialistas, sublinhando a importância da partilha de conhecimento e da articulação entre ciência, inovação e prática agrícola para reforçar a competitividade do setor.

Mais notícias

Festas de Agosto arrancam esta quinta-feira em Redondo com Triskle e DJ Brat

As Festas de Agosto de Redondo começam esta quinta-feira, 30 de julho, com a...

Obra de Luísa Ducla Soares em exposição na Biblioteca Municipal de Redondo

A Biblioteca Municipal de Redondo acolhe, entre os dias 4 e 31 de agosto,...

Redondo: Festas de Agosto começam na quinta-feira

Os concertos dos Triskle, Tita e Luís Trigacheiro prometem animar as Festas de Agosto...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

Comissão vitivinícola prevê mais produção de vinho e alta qualidade no Alentejo

A produção de vinho no Alentejo deverá aumentar este ano 20% face a 2025,...

Vinhos devem ser declarados a partir de agosto: incumprimento pode custar até 10 mil euros

Os produtores de vinho e restantes detentores de produtos vínicos, incluindo os do Alentejo,...

Carlos Baleizão: Da ligação ao Redondo à investigação científica de excelência

A ciência portuguesa tem vindo a afirmar-se além-fronteiras graças ao trabalho de investigadores que,...

Redondo abre escavação arqueológica no Freixo e promove visita à Anta da Vidigueira

O Município de Redondo vai assinalar o Dia Internacional da Arqueologia, a 24 de...

Luís Trigacheiro, Tita e Triskle no cartaz das Festas de Agosto de Redondo

As Festas de Agosto de Redondo decorrem entre 30 de julho e 2 de...