InícioReportagensFeira de São Francisco...

Feira de São Francisco regressa a Redondo com música, tradição, viticultura e 4ª Jornadas Técnicas (c/fotos)

A vila de Redondo recebe este fim de semana a Feira de São Francisco, num evento que é antecedido pelas 4ª Jornadas Técnicas de Viticultura.

Nestas jornadas, que tiveram lugar esta sexta-feira, dia 3 de outubro, o município, em parceira com a ATEVA e com a Adega de Redondo, constituiu vários painéis de debate com a vinha e o vinho como tema principal.

Parcerias e balanço fitossanitário em destaque

Para Pedro Roma, vice-presidente da autarquia, este evento mostra que “nunca trabalhamos sozinhos”, referindo-se aos parceiros “preferenciais”, que, em conjunto, “escolhemos os temas para falar nas jornadas”.

Desta forma, explicou que foi feita um “um balanço fitossanitário do ano que decorreu, da responsabilidade da ATEVA” e ainda foi debatido o tema da “nutrição e de eficiência de rega”.

Agricultura e eficiência de rega no futuro da viticultura

“São dois assuntos que nos parecem muito pertinentes para o futuro a médio e longo prazo”, acrescentou o vice-presidente, dizendo ainda que “havendo vinhas de regadio, cada vez é mais importante que o agricultor esteja na vanguarda de todos os instrumentos que tem à sua disposição para ter uma melhor eficiência de rega”.

Com isto, os produtores poderão “ter menos custos no consumo de água, menos custos no seu bolso e menos custos ambientais”.

Nutrição e desafios da produção agrícola

No que à nutrição diz respeito, Pedro Roma vincou que “a vinha é uma cultura que tem muitos fatores de produção associados” e “dar de ‘comer as uvas’ também é um assunto que tem de se falar para que haja uma maior eficiência”.

Ainda assim, destacou que “vão sobrar sempre temas para outras edições”, uma vez que “a agricultura de hoje é muito diferente do que era há 20 anos” e “há temas que ficaram na gaveta nestas quatro edições e que esperemos que nos anos seguintes apareçam”.

Feira de São Francisco alia música, tradição e gastronomia

Já em relação à Feira de São Francisco, combina música, tradição, gastronomia e cultura, contando com a presença de Fifi milho, DJ Miguel Morais, o Grupo de Cantadores de Redondo.

De seguida, fique com a foto-reportagem do evento.

Mais notícias

Novo Cmdt. da GNR de Évora reúne-se com Câmara de Vila Viçosa com foco num novo posto e no cruzamento de Bencatel (c/fotos)

O novo comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, coronel Hélder Barros, reuniu-se...

Vila Viçosa prepara cooperação com os Açores para celebrar os 600 anos do arquipélago (c/fotos)

A Câmara Municipal de Vila Viçosa e o Governo Regional dos Açores vão preparar...

Redondo: Festas de Agosto começam na quinta-feira

Os concertos dos Triskle, Tita e Luís Trigacheiro prometem animar as Festas de Agosto...

Redondo: Prémio Literário Hernâni Cidade com trabalhos entregues até 14 de agosto

A edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo...

Comissão vitivinícola prevê mais produção de vinho e alta qualidade no Alentejo

A produção de vinho no Alentejo deverá aumentar este ano 20% face a 2025,...

Vinhos devem ser declarados a partir de agosto: incumprimento pode custar até 10 mil euros

Os produtores de vinho e restantes detentores de produtos vínicos, incluindo os do Alentejo,...

Carlos Baleizão: Da ligação ao Redondo à investigação científica de excelência

A ciência portuguesa tem vindo a afirmar-se além-fronteiras graças ao trabalho de investigadores que,...

Inácio Esperança alerta para falta de bombeiros e aponta carências na rede SIRESP em Vila Viçosa

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, alertou para a falta...

Redondo abre escavação arqueológica no Freixo e promove visita à Anta da Vidigueira

O Município de Redondo vai assinalar o Dia Internacional da Arqueologia, a 24 de...