Évora recebe a Festa da Bicicleta 2025 em setembro

De 6 a 29 de setembro, Évora vai transformar-se na capital das duas rodas com a realização do BIKÉVORA – Festa da Bicicleta 2025. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Évora e pretende dinamizar a cidade com atividades ligadas à mobilidade sustentável, ao desporto e ao convívio em família.

Programa com destaque para o desporto e a família

Ao longo do mês, o programa reúne diversas propostas para todas as idades. No dia 27 de setembro, a manhã será dedicada às crianças com o Bikid’s, atividade de bicicleta e triciclo apoiada pelo GD Santo António. Já no dia seguinte, realiza-se o Passeio da Família, às 10h00, em colaboração com a associação Para e Bebes.

Passeios e desafios ao longo de setembro

Entretanto, o arranque da Festa da Bicicleta acontece a 6 de setembro com o Passeio Noturno, promovido pelo BTT Malagueira em parceria com a autarquia. A 19 de setembro realiza-se o 6º Passeio das Escolas, integrado na Semana Europeia da Mobilidade.

Além disso, no dia 21 decorre o Gravel Challenge, entre as 9h00 e as 12h00. Já a 27 de setembro, entre as 14h00 e as 17h00, terá lugar o 9º Circuito UCA, promovido pela União de Ciclismo de Évora em colaboração com a autarquia.

Encerramento com evento internacional

O encerramento está marcado para 29 de setembro com o COP30 Bike Ride em Portugal, um evento de caráter internacional que assinala a ligação entre a bicicleta e a sustentabilidade.

Segundo a organização, a Festa da Bicicleta 2025 pretende incentivar a população a pedalar em segurança, promover estilos de vida ativos e valorizar a bicicleta como meio de transporte, lazer e convívio.

Mais notícias

Miguel Lobo: Avançado eborense deixa Juventude de Évora e reforça formação do Sporting

O avançado eborense Miguel Lobo, de 15 anos, deixou o Juventude de Évora e...

Universidade de Évora cria dia semanal da Dieta Mediterrânica

As cantinas da Universidade de Évora passam a dedicar um dia por semana à...

Jogadora de Reguengos de Monsaraz eleita MVP na estreia oficial pelo Sporting

A futebolista alentejana Beatriz Cameirão marcou e foi eleita a melhor jogadora em campo...

PS questiona Governo sobre interrupção da radioterapia em Évora

O PS questionou o Governo sobre a interrupção do serviço de radioterapia de Évora,...

Cinco clubes disputam em Évora a fase regional dos Prémios CLUBE TOP

Cinco clubes do Alentejo vão disputar, esta quinta-feira, 17 de setembro, em Évora, a...

Associação acusa Câmara de Évora de “ilegalidade” por instalação de ‘mupis’ eletrónicos

Uma associação de defesa patrimonial de Évora acusou hoje a câmara municipal de ilegalidade...

Ministra destaca sede da Federação de Paraquedismo em Évora como «sinal importante» de descentralização

A instalação da sede da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPPq) em Évora representa um...

Presidente da Federação de Paraquedismo: «A capital do paraquedismo desportivo é Évora»

O presidente da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPPq), Eduardo Rodrigues, considera Évora a «capital...

Vice-presidente da Câmara de Évora vê sede da Federação de Paraquedismo como fator de atração para o território

A instalação da Federação Portuguesa de Paraquedismo em Évora pode contribuir para atrair mais...