Jardim Público de Évora recebe performance “Terra Cobre” no dia 11 de julho

O Jardim Público de Évora acolhe, no próximo dia 11 de julho, pelas 21h30, a apresentação da instalação performativa “Terra Cobre”, uma criação do percussionista João Pais Filipe e do coreógrafo e bailarino Marco da Silva Ferreira. A entrada é livre.

A peça cruza a arte tradicional dos chocalhos de Alcáçovas — classificados pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente — com expressões artísticas contemporâneas como a música, a dança, a escultura, o som e a criação de luz.

“Terra Cobre” propõe uma abordagem sensorial e simbólica dos chocalhos, procurando expandir a sua leitura para territórios poéticos e experimentais. O corpo, o som e o gesto articulam-se num dispositivo artístico que propõe uma nova interpretação deste património da cultura alentejana.

A criação teve como base residências artísticas na Fábrica de Chocalhos Pardalinho, em Alcáçovas, e n’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, sendo uma encomenda da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. O projeto integra um circuito de apresentações nacionais e internacionais.

Com duração aproximada de 45 minutos, a performance insere-se na programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, no âmbito de uma estratégia de descentralização e valorização da criação contemporânea em contexto local.

Mais notícias

PSP de Évora apreende 1.290 doses de droga e mulher fica em prisão preventiva

Uma mulher de 33 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detida...

Fundação Eugénio de Almeida assinala 113 anos do nascimento do Instituidor com missa em Évora

A Fundação Eugénio de Almeida vai homenagear Vasco Maria Eugénio de Almeida, seu Instituidor,...

Lusitano de Évora estreia-se a vencer na Liga 3 frente ao Mafra com golo nos últimos segundos

O Lusitano de Évora recebeu este domingo o Mafra em jogo a contar para...

Procura por quartos dispara no Alentejo: Beja cresce 160% e Évora 87%

A procura por quartos para arrendar registou aumentos de 160% em Beja e de...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida abre candidaturas a bolsas para estudantes de mestrado

A Fundação Eugénio de Almeida vai abrir, a partir de 1 de setembro, as...

Pintora alentejana radicada em França expõe na Igreja de São Vicente, em Évora

A Igreja de São Vicente, em Évora, recebe, a partir desta quarta-feira, 26 de...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Évora_27 lança concurso de 334,5 mil€ para adaptar antigo Picadeiro do Quartel dos Dragões em sala de espetáculos

A Associação Évora 2027 lançou um concurso público para as obras de conservação e...

Universidade de Évora tem 1.281 colocados na 1.ª fase e aumenta taxa de ocupação para 90,7%

A Universidade de Évora tem 1.281 estudantes colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional...